Fórmula 1

Hamilton pode ser campeão nos Estados Unidos

Lewis Hamilton, da Mercedes pode sagrar-se campeão mundial de Fórmula 1 pela quinta vez já no domingo, no Grande Prémio das Américas, em Austin, Texas, mas para igualar Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher depende do que fizer o rival Sebastian Vettel.

É que, com 67 pontos a separá-los, uma vitória do britânico da Mercedes só vale o título se o piloto germânico ficar abaixo do segundo lugar. O ideal para os ‘flecha de prata’ era uma ‘dobradinha’, com Valtteri Bottas a secundar o Campeão do Mundo. O que já conseguiram quatro vezes este ano, duas delas nas últimas duas provas.

Mesmo que seja segundo classificado em Austin, ainda pode festejar o título, se Vettel não for além da quinta posição. Mas Hamilton ainda pode dar-se ao luxo de terminar no degrau mais baixo do pódio, desde que o alemão não faça melhor do que o sétimo posto.

Se for quarto ou quinto, o piloto da Mercedes tem de esperar que o rival fique pelo menos quatro posições atrás de si em qualquer dos casos. Mesmo o sexto posto pode valer a conquista do campeonato, se o piloto da Ferrari não pontuar (não terminar ou ficar abaixo do décimo lugar).

Em qualquer destes casos, Lewis Hamilton, com 32 anos, chega aos cinco títulos mundiais, ficando a dois do recorde estabelecido por Michael Schumacher, o piloto mais vezes campeão mundial de Fórmula 1 (sete).

Em destaque

Subir