Fórmula 1

Hamilton imparável no GP dos Estados Unidos

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que este domingo se disputou no Circuito das Américas, em Austin (Texas). O britânico da Mercedes, que alcançou a sua 62ª vitória, liderou a corrida praticamente do princípio ao fim, não dando quaisquer hipóteses a Sebastian Vettel, apesar deste ter procurado contrariar o favoritismo do líder do campeonato com uma estratégia de duas paragens nas boxes.

Hamilton ficou assim mais perto do título, que o próprio não acreditava conseguir já na prova norte-americana, podendo acontecer já na próxima prova, no México.

Inicialmente deu ideia que Sebastian Vettel talvez pudesse contrariar o favoritismo de Lewis Hamilton, ao levar a melhor sobre o britânico na primeira curva do Circuito das Américas. No entanto, e após cinco voltas atrás do alemão da Ferrari, o líder do campeonato conseguiu superar o seu rival, assumindo o comando que não mais viria a perder.

Vettel foi perdendo gradualmente terreno para Hamilton, pelo que rapidamente a Ferrari optou pelo plano B para tentar bater o seu adversário no campeonato. Vettel parou duas vezes, mas tal revelou-se infrutífero, tendo de se contentar com a segunda posição.

O último lugar do pódio acabou por ir para Kimi Raikkonen, apesar de Max Verstappen ter chegado a passar o finlandês as poucas curvas do fim da corrida, mas não sem colidir com o Ferrari do nórdico. Como consequência o holandês da Red Bull foi penalizado em cinco segundos e foi relegado para o quarto posto.

Raikkonen também pode agradecer os problemas de pneus que obrigaram Valtteri Bottas a uma segunda paragem nas boxes, mostrando como o finlandês da Mercedes não conseguiu gerir as borrachas da Pirelli tão bem quanto o seu companheiro de equipa.

Atrás de Verstappen, que foi o único piloto da Red Bull a chegar ao fim da corrida – depois de problemas de motor terem forçado Daniel Ricciardo a abandonar – Esteban Ocon foi o melhor dos outros, depois de conseguir suster os ataques de Carlos Sainz Jr, também ele o único piloto da Renault a concluir a prova, após o abandono (mais um) de Nico Hulkenberg.

Classificação final

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h33,50,993s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) + 10,143s
3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 15,779s
4º Max Verstappen (Red Bull) + 16,768s
5º Valtteri Bottas (Mercedes) + 34,967s
6º Esteban Ocon (Force India) + 1m30,980s
7º Carlos Sainz Jr (Renault) + 1m32,944s
8º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
9º Felipe Massa (Williams) + 1 volta
10º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1 volta

Em destaque

Subir