Fórmula 1

Hamilton garante que não pediu ‘ordens de equipa’ em Sochi

A vitória de Lewis Hamilton no Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 aconteceu depois da equipa Mercedes ter pedido para Valtteri Bottas ceder a liderança ao seu companheiro de equipa. O britânico diz que não quis ordens de equipa na corrida de domingo.

Toto Wolff admitira que poderia recorrer a ordens de equipa na prova de Sochi se as circunstâncias se proporcionassem, apesar de Hamilton chegar à Rússia com 40 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel, agora ampliada para 50. Mas o Campeão do Mundo diz que nunca as pediu.

“Foi obviamente uma decisão da equipa. Discutiu-se se isso aconteceria e eu garanti a Valtteri que não foi algo que eu tivesse pedido. É algo que a equipa achou ser mais certo. É uma situação desconfortável”, afirma Lewis Hamilton que garante desejar que o seu companheiro de equipa fosse ainda mais rápido do que foi.

O que sucedeu depois, insiste, teve a ver com o que lhe comunicaram das boxes: “Disseram-me pelo rádio que Valtter me deixaria passar. O que não era o que queria. Aliás, disse-lhe; ‘digam para ele aumentar a velocidade’, porque tinha Sebastian (Vettel) colaco a mim. Não foi bom passá-lo naquele momento, na curva 13. Francamente não sabia o que estava planeado para o fim. Pela minha parte esperava alguma novidade, mas sabia que a equipa queria que eu terminasse à frente. Tinham tomado a decisão”.

Pelo seu lado Bottas disse que compreendeu a decisão da Mercedes, mesmo que isso lhe tenha custado: “Eu podia esperar por isso, porque na realidade o Lewis está a lutar pelo título e eu não. A ordem em que se termina é que não faz diferença para o campeonato de construtores”.

O finlandês só não quer é conseguir a sua primeira vitória do ano com uma situação inversa, em que seja Hamilton a oferecer-lhe o triunfo: “Não, porque é mais divertido lutar pela vitória”.

Em destaque

Subir