Fórmula 1

Lewis Hamilton ‘escapou’ a penalização com uma reprimenda

Lewis Hamilton poderia ter perdido a vitória conseguida no Grande Prémio da Alemanha devido à manobra “ilegal” que realizou quando deixou a entrada das boxes para retomar o Circuito de Hockenheim.

Tal como sucedera com o seu companheiro de equipa Valtteri Botas, na volta 52 da corrida germânica o Campeão do Mundo rumava às boxes para trocar de pneus aproveitando a situação de ‘safety car’ ocorrida após o despiste de Sebastian Vettel.

Acontece que a equipa Mercedes apercebeu-se que a chuva não iria durar sobre o traçado germânico e rapidamente alterou as instruções a Hamilton via rádio dizendo-lhe para não entrar na ‘pit-lane’ e retomar a pista. Ora acontece que o britânico já estava no acesso às boxes, pelo que a manobra de regresso seria ‘à luz’ dos regulamentos, ilegal.

Lewis Hamilton foi chamado ao colégio de comissários desportivos para dar explicações, ocasião onde o piloto do Mercedes # 44 alegou que a manobra ocorreu por erro da sua equipa e que o tinha feito sem causar perigo, pois rodava-se devagar em virtude do ‘safety car’ estar em pista.

Analisando as mensagens do engenheiro de Hamilton – Peter Bonnington – para o seu piloto os comissários verificaram que o que o piloto britânico alegava era verdade, e embora a manobra seja proibida pelo regulamento ela não colocou, de facto, ninguém em perigo. Face a isso o Campeão do Mundo ‘escapou’ a uma sanção mais pesada ‘levando’ apenas uma reprimenda.

Sob ponto de vista desportivo a manobra rendeu a Lewis Hamilton a liderança e posterior vitória no Grande Prémio da Alemanha, e com isso o regresso ao comando do Campeonato do Mundo. Algo que Toto Wolff, o chefe da equipa, muito valoriza: “Cobrimos todos as bases. Estas coisas (manobra de Hamilton) dão espaço a interpretações. Apenas queríamos distanciar-nos”.

Em destaque

Subir