Fórmula 1

Hamilton é penalizado e vai partir de quinto em Spielberg

Lewis Hamilton vai partir da quinta posição para o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, depois de ter sido penalizado por ter prejudicado Kimi Raikkonen na primeira sessão de qualificação.

O Campeão do Mundo e também George Russell foram investigados e punidos pelos comissários desportivos da prova que se disputa este fim de semana em Spielberg, em ambos os casos por bloquearem adversários na Q1.

Hamilton foi castigado por interferir na trajetória de Raikkonen e Russell na de Daniil Kvyat, neste último caso contribuindo para que o russo da Toro Rosso fosse um dos cinco pilotos eliminados na primeira fase da qualificação.

Este castigo a Lewis Hamilton altera o panorama das posições de partida, uma vez que Max Verstappen, que se qualificou em terceiro, passa a ser o maior rival de Charles Leclerc, o autor da ‘pole position’, seguido por Valtteri Bottas, que deixa de ter o seu companheiro de equipa na Mercedes à sua frente no ‘grid’. Hamilton parte assim ao lado do piloto que prejudicou, Raikkonen.

Hamilton explicou-se relativamente ao incidente que lhe causou o castigo: “Deixei passar o primeiro Alfa Romeo (Giovinazzi). Aproximava-se da travagem para o gancho mas deixei espaço indo todo para a direita para não ficar na sua (Raikkonen) trajetória na curva. Acho que não o reencontrei na curva, mas a situação não é ideal, certamente”.

Em destaque

Subir