Fórmula 1

Hamilton diz que deu “espaço a mais” a Verstappen em Austin

Lewis Hamilton não conseguiu celebrar o seu quinto título mundial de Fórmula 1 no Grande Prémio dos Estados Unidos, e sente que podia ter feito mais.

O britânico da Mercedes seguiu Kimi Raikkonen como uma ‘sombra’ ao longo de toda a prova, mas na parte final foi alcançado por Max Verstappen, que lhe ‘roubou’ a segunda posição.

Hamilton diz que deu “espaço a mais” ao holandês da Red Bull na manobra em que o relegou definitivamente para o terceiro posto, uma posição à frente do seu rival no Campeonato do Mundo, Sebastian Vettel.

A estratégia de duas paragens nas boxes para trocar de pneus, acabou por permitir a Verstappen passar para a frente de Hamilton, e mais tarde, quando o britânico procurava recuperar a posição, numa manobra ‘roda com roda’, a trajetória alargada do piloto da Mercedes permitiu ao holandês ganhar novamente vantagem.

“Tive de ter muito cuidado na forma como fui por fora. O campeonato não é ganho em duelos e a cometer erros idiotas. Naquela curva dei espaço a mais para garantir não ser tocado ou atirado para fora da pista. Não sabia se ele me passaria corretamente ou me tocaria”, justifica Lewis Hamilton.

O britânico garante que se estivesse num duelo com o seu rival na luta pelo título a história teria sido bem diferente: “Teria sido certamente mais equilibrado e eu seria mais agressivo”. Isto porque Raikkonen e Verstappen não estão a discutir o campeonato: “Eles ou outros querem vencer a corrida tanto quanto eu, mas podem assumir riscos. Eu não posso pensar assim, preciso apenas de marcar pontos e pensar no campeonato com um todo”.

Hamilton admite que gostaria de proceder de outra forma, que tem mais a ver com a sua natureza: “Há uma parte em mim que quer assumir todos os riscos e conquistar a vitória, mas há outro lado em mim que quer concluir o trabalho. Se tivesse sido agressivo com Max, Seb (Vettel) teria sido terceiro ou segundo e eu teria perdido terreno no campeonato, Por isso foi uma boa decisão da minha parte”.

Em destaque

Subir