Fórmula 1

Hamilton dá passo para o título com vitória na Rússia

HamiltonRussia415

Lewis Hamilton deu um importante rumo a novo título mundial de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio da Rússia, que este domingo se disputou no traçado urbano de Sochi.

O britânico da Mercedes largou da segunda posição, atrás de Nico Rosberg, autor da ‘pole position’, e apesar da boa largada do seu companheiro de equipa acabaria por aproveitar o abandono deste devido a problemas mecânicos.

Após uma excelente partida de Rosberg, Hamilton procurou surpreender o alemão nas primeiras curvas do circuito russo, mas não teve sorte, pois o piloto de Wiesbaden fechou todas ‘as portas’ a uma ultrapassagem.

HulkenbergEricssonRussia215

Pouco depois deu-se a colisão entre Nico Hulkenberg e Marcus Ericsson, que também causou um furo a Jos Verstappen, que fez entrar o ‘safety car’ para a limpeza dos destroços. Seria a primeira neutralização da corrida.

Embora Nico Rosberg não tenha conseguido ganhar uma grande vantagem sobre o campeão do mundo, a verdade é que o germânico controlou a prova quando esta foi reatada, mas pouco depois problemas de acelerador do seu Mercedes forçaram a desistência.

Com este revés do seu adversário, Lewis Hamilton ficou com caminho livre para a vitória, afastando-se rapidamente dos seus adversários para se impor com grande autoridade. O que só contribuiu para aumentar a sua vantagem na liderança do campeonato.

VettelRussia315

Campeonato onde Sebastian Vettel passou a ocupar a segunda posição, já que foi segundo e beneficiou do abandono de Nico Rosberg. Isto apesar da prova do alemão da Ferrari não ter sido fácil.

É que na primeira metade da corrida Valtteri Bottas conseguiu levar a melhor sobre Vettel, que chegou mesmo a perder posição para o seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen.

Contudo as paragens nas boxes e um ‘forcing’ antes das mesmas acabariam por jogar em favor do piloto de Heppenheim, que conseguiria regressar à pista à frente de Bottas.

O finlandês da Williams viu-se acossado pelos ataques de Raikkonen, mas defendeu-se bem, para partir em busca de Daniel Ricciardo e Sergio Perez, cujos pneus mais degradados não lhes permitiram resistir aos dois nórdicos.

Na última volta Kimi tentou passar por dentro numa curva para a qual Valtteri tinha a trajetória e a colisão foi inevitável, obrigando à desistência do piloto da Williams com o da Ferrari a perder várias posições. Perez agradeceu, pois dessa forma recebeu de bandeja o último lugar do pódio.

Classificação
1.º Lewi Hamilton (Mercedes) 1h37m11,024s
2.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 5,953s
3.º Sergio Perez (Force India) + 28,918s
4.º Felipe Massa (Williams) + 38,831s
5.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 47,566s
6.º Felipe Nasr (Sauber) + 56,508s
7.º Pastor Maldonado (Lotus) + 1m01,088s
8.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m12,358s
9.º Jenson Button (McLaren) + 1m19,467s
10.º Max Verstappen (Toro Rosso) + 1m28,424s

Em destaque

Subir