Fórmula 1

Hamilton conquista quinta ‘pole position’ da época

HamiltonAustria1

Lewis Hamilton conseguiu a sua quinta ‘pole position’ da temporada, ao ser o mais rápido na decisiva qualificação do Grande Prémio da Áustria, batendo o seu companheiro de equipa Nico Rosberg por 0,543s. Isto apesar do alemão perder cinco lugares da grelha por via da substituição das peças da secção traseira do seu Mercedes.

O campeão do mundo parecia ter o primeiro lugar do ‘grid’ ameaçado pela chuva que caiu no final da Q2, mas na altura certa soube responder à concorrência, não apenas de Rosberg, mas também dos pilotos da Ferrari e de Nico Hulkenberg, que garantiu u surpreendente terceiro tempo.

Lewis Hamilton melhorou duas vezes a sua marca, apesar da pista estar ainda a secar da chuva que caiu antes do começo da terceira sessão de qualificação, quando Nico Hulkenberg ameaçava fazer a ‘pole’. O britânico negou-o, com uma volta em 1m07,922s, bem acima do que já tinha rodado em anteriores sessões, mas que se compreende em função das condições da pista.

Para Rosberg o segundo tempo mostrou que o alemão tinha andamento para justificar um lugar na primeira fila da grelha, que não vai poder usufruir devido à penalização sofrido devido ao acidente sofrido pelo líder do campeonato no terceiro treino livre, quando a suspensão traseira direita do Mercedes n.º 6 cedeu e enviou o monolugar direito aos rails.

HulkenbergAustria1

Mas o piloto de Wiesbaden não foi o único a ser surpreendido pela quebra da suspensão do seu carro, já que também Carlos Sanz Jr e Sergio Perez tiveram o mesmo problema, ainda que o mexicano tenha evitado o contacto com os rails.

A segunda posição da grelha de partida compensa a Force India pelo percalço de Perez, numa qualificação que não correu como a Ferrari esperava. A ‘Scuderia’ der Maranello teve de se contentar com o quarto tempo de Sebastian Vettel, que vai largar da segunda fila, dois lugares à frente de Kimi Raikkonen.

Jenson Button foi a segunda surpresa da sessão, conseguindo o quinto tempo e o terceiro lugar na grelha, depois de ter chegado a ser o piloto mais rápido em pista, tirando bom partido pelas condições da pista na Q3 e também das penalizações a Rosberg e a Vettel.

ButtonAustria1

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m08,922s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m08,465s
3.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m09,285s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m09,781s
5.º Jenson Button (McLaren) 1m09,900s
6.º Kimi Raikknen (Ferrari) 1m09,901s
7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m09,980s
8.º Valtteri Bottas (Williams) 1m10,440s
9.º Max Verstappen (Red Bull) 1m11,153s
10.º Felipe Massa (Williams) 1m11,977s

Em destaque

Subir