Fórmula 1

Hamilton bate Rosberg pela ‘pole’ em Austin

lewishamiltoneua2

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que este domingo se disputa no Circuito das Américas em Austin.

O campeão do mundo estabeleceu um novo recorde para a pista texana ao efetuar uma volta em 1m34,999s, batendo por 0,216s o seu companheiro de equipa na Mercedes, Nico Rosberg.

Hamilton não dominou os acontecimentos ao longo da qualificação como fez noutras ocasiões, preferindo atacar forte apenas na terceira sessão, aquela que determinava as dez primeiras posições da grelha de partida.

Assim o britânico da Mercedes foi o mais veloz na primeira tentativa, para melhorar ainda mais e conseguir a sua primeira ‘pole’ de sempre em Austin, já que no ano passado venceu no circuito texano largando de segundo.

Desta feita a segunda posição foi para Rosberg, que perdeu tempo para o seu companheiro de equipa no primeiro setor do circuito, aquele onde Lewis fez a diferença. O alemão foi até melhor que o britânico no segundo setor, mas isso foi insuficiente para o superar.

danielricciardoeua1

Daniel Ricciardo foi o melhor dos outros, os Red Bull, garantindo o terceiro lugar da grelha, mas mais de cinco décimas de Lewis Hamilton, ainda que batendo o seu companheiro de equipa Max Verstappen em mais de duas décimas. Isto utilizando ambos os pneus supermacios da Pirelli, o que não sucedera na segunda sessão, quando o alemão foi o mais rápido.

Kimi Raikkonen foi o melhor piloto da Ferrari como tinha sido na sessão anterior, batendo Sebastian Vettel por duas décimas numa qualificação onde já se esperava que os carros de Maranello não tivesse grandes hipóteses de desafiar Mercedes e Red Bull.

Tal como vem sucedendo esta época, todos os restantes pilotos que acederam à Q3 limitaram-se a uma tentativa, preferindo preservar os pneus para a corrida, com Nico Hulkenberg a conseguir ser melhor que os pilotos da Williams Valtteri Bottas e Felipe Massa, já que o alemão foi o único piloto da Force India a chegar à derradeira qualificação.

Carlos Sainz Jr foi a surpresa ao conseguir atingir a Q3, como o foi Sergio Perez ter ficado fora dela, ainda que o espanhol da Toro Rosso acabasse por ser o mais lento dos dez finalistas.

nicohulkenbergeua1

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m34,999s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m35,215s
3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m35,509s
4.º Max Verstappen (Red Bull) 1m35,747s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m36,131s
6.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m36,358s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m36,628s
8.º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m37,116s

Em destaque

Subir