Fórmula 1

Hamilton bate Rosberg na batalha pela ‘pole’ em Barcelona

HamiltonEspanha2

Lewis Hamilton vai largar da ‘pole position para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito da Catalunha-Barcelona, batendo o seu companheiro de equipa Nico Rosberg, líder do campeonato do mundo após vencer as quatro provas anteriores.

O britânico realizou a sua melhor volta – 1m22,00s – na segunda tentativa que realizou na Q3, superando em 0,280s o alemão, que na primeira fora o mais veloz apenas devido a um erro de Hamilton.

Lewis foi quase sempre o mais rápido do que Rosberg nos primeiros dois setores da pista catalã, mostrando que a nova unidade de potência do seu Mercedes não tem os mesmos problemas que o afetaram já em grandes prémios.

Já Nico Rosberg, que tinha tido um pequeno problema nos treinos livres, mostrou não estar tão à vontade no traçado de Barcelona, ainda que partir da segunda posição da grelha partida para a corrida de domingo não seja propriamente uma deceção.

RicciardoEspanha1

Desilusão sim foram os pilotos da Ferrari, que se viram suplantados em toda a linha pelos homens da Red Bull, com Daniel Ricciardo a superar o seu novo colega de equipa Max Verstappen, apesar de, contrariamente ao holandês, ter realizado uma única tentativa na Q3.

Como se já não bastasse ter sido batido pelos pilotos da Mercedes e da Red Bull, Sebastian Vettel ainda viu Kimi Raikkonen ser mais rápido, com os dois homens da Ferrari a quedarem-se pela terceira fila da grelha de partida.

Atrás de Valtteri Bottas, que foi o único piloto da Williams a atingir a terceira sessão de qualificação – num contraste com Felipe Massa, que não passou da Q1 –, Carlos Sainz Jr conseguiu ser o melhor dos espanhóis a correr em casa, e também foi o único homem da Toro Rosso a chegar à Q3.

Fernando Alonso teve pelo menos o mérito de ser o único representante da McLaren na terceira qualificação, que Jenson Button falhou por ‘culpa’ dos pilotos da Force India.

RaikkonenEspanha1

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m22,000s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m22,280s
3.º Daniel Riccardo (Red Bull) 1m22,680s
4.º Max Verstappen (Red Bull) 1m23,087s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m23,113s
6.º Sebastian Vettel (FerrarI) 1m23,334s
7.º Valtteri Bottas (Williams) 1m24,522s
8.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m23,643s
9.º Sergio Perez (Force India) 1m23,782s
10.º Fernando Alonso (McLaren) 1m23,981s

Em destaque

Subir