Fórmula 1

Hamilton aproveita erro de Nico Rosberg vence e garante o título em Austin

HamiltonEUA315

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que este domingo se disputou no circuito das Américas, em Austin (Texas). Um triunfo que automaticamente deu o terceiro título britânico da Mercedes.

A vitória de Hamilton materializou-se depois de Nico Rosberg cometer um erro quando liderava a corrida a poucas voltas do fim, depois do alemão ter tirado partido de uma paragem antecipada nas boxes.

O campeão do mundo até passara pela liderança no início da corrida, quando Rosberg, detentor da ‘pole position’ fez um mau arranque e Hamilton o conseguiu ultrapassar na primeira curva.

Mas o britânico da Mercedes nunca conseguiu afastar-se muito de Rosberg ou dos pilotos da Red Bull, que na pista molhada de Austin pareceram muito eficazes, ao ponto de Danill Kvyat deixar o alemão para trás e desafiar Hamilton pela liderança.

HamiltonEUA415

No entanto as condições climatéricas no Circuito das Américas parecia alterar-se a cada minuto que passava, e Daniel Ricciardo, que inicialmente seguiu na quarta posição, rapidamente passou Rosberg e Kvyat e iniciou ele um ataque a Hamilton.

Mas a história da corrida estava longe de estar escrita, e com a pista a secar, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen começaram a tirar partido do melhor desempenho dos Ferrari nessas condições. Num ápice o alemão lograva passar Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo, instalando-se atrás dos pilotos da Mercedes.

Com a paragem dos homens da Red Bull, de Vettel e Hamilton, Rosberg viu-se na liderança da prova, controlando a vantagem sobre o seu companheiro de equipa. Só que este foi-se aproximando e num momento de desconcentração Nico teve uma ligeira saída de pista e Lewis ficou com o caminho livre para a vitória e para o terceiro titulo mundial.

Rosberg viu-se ainda suplantado por Vettel, mas ainda lograria recuperar a segunda posição, mas já nada havia a fazer quanto a Hamilton.

Atrás dos três primeiros desenvolveu-se uma luta intensa, da qual deixou de fazer parte de Kvyat depois do russo da Toro Rosso embater contra os rails e causar uma das entradas do ‘safety car’ em pista, enquanto Ricciardo com os pneus a degradarem-se rapidamente viria a terminar no fundo do top dez.

VerstappenEUA215

Max Verstappen agradeceu e terminou numa merecida quarta posição, depois de uma prova sempre em ascensão ainda que não livre de percalços, nomeadamente uma ‘refrega’ com Raikkonen no começo da prova.

O finlandês da Ferrari acabaria também ele por protagonizar uma saída de pista que o ‘condenou’ ao abandono, numa prova que apenas uma dúzia de pilotos concluiu.

Classificação final
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h50m52,703s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 2,850s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 3,381s
4.º Max Verstappen (Toro Rosso) + 22,359s
5.º Sergio Perez (Force India) + 24,415s
6.º Jenson Button (McLaren) + 25,619s
7.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 28,058s
8.º Pastor Maldonado (Lotus) + 32,273s
9.º Felipe Nasr (Sauber) + 40,257s
10.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 53,371s

Em destaque

Subir