Fórmula 1

Hamilton recupera liderança do campeonato com triunfo em França

Lewis Hamilton aumentou a sua vantagem no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo ao vencer o Grande Prémio de França de Fórmula 1, que este domingo se disputou no Circuito de Paul Ricard.

O Campeão do Mundo liderou a prova partindo da ‘pole position’, conseguindo depois ampliar a diferença para o seu mais direto perseguidor, que passou a ser Max Verstappen depois do incidente ocorrido pouco depois da largada.

Na tentativa de ‘roubar’ a segunda posição a Valtteri Bottas, Sebastian Vettel colidiu com o Mercedes do finlandês, que entrou em pião e se atrasou bastante, com vários estragos.

Vettel também perdeu tempo, até porque teve de trocar o ‘nariz’ do seu Ferrari, mas menos perdeu menos terreno do que Bottas, que se viu relegado para fora do top dez. Isso permitiu ao alemão vir a recuperar até ao quinto posto final, enquanto que o finlandês lograria terminar duas posições abaixo, após ter feito uma boa recuperação e pôde concluir a corrida na oitava posição.

Atrás de Verstappen terminou Kimi Raikkonen, que aproveitou o facto de Daniel Ricciardo também se ter atrasado na confusão da primeira volta. O finlandês da Ferrari limitou os danos da equipa de Maranello com o terceiro lugar no final, enquanto o australiano veio a concluir no quarto posto.

O melhor dos ‘outros’ foi, desta feita, Kevin Magnussen, que no melhor dos Haas soube aproveitar muito bem os percalços à sua frente, conseguindo levar vantagem sobre Carlos Sainz Jr, que na fase inicial da prova chegou a rodar na terceira posição. O espanhol seria ainda o melhor representante da Renault, terminando oitavo diante do seu colega de equipa Nico Hulkenberg, que também recuperou de uma posição de partida recuada.

Numa prova para a Force India esquecer, já que nem Esteban Ocon nem Sergio Perez terminaram, Charles Leclerc conseguiu o último ponto disponível aos comandos de um Sauber que se revelou bem menos competitivo do que a maioria dos seus adversários numa pista tão rápida quanto a do Castellet.

Classificação final

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Max Verstappen (Red Bull) + 7,090s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 25,888s

4º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 34,736s

5º Sebastian Vettel (Ferrari) + 1m01,935s

6º Kevin Magnussen (Haas) + 1m19,364s

7º Valtteri Bottas (Mercedes) + 1m20,632s

8º Carlos Sainz Jr (Renault) + 1m31,989s

9º Nico Hulkenberg (Renault) + 1m31,989s

10º Charles Leclerc (Sauber) + 1m33,873s

Em destaque

Subir