TV

Halloween: Dia de Bruxas, do consumismo e das loucuras

halloweenO Halloween celebra-se hoje, a 31 de outubro. Conheça as origens do Dia de Bruxas, que ganha cada vez mais adeptos em Portugal e noutros países do. Nos EUA, o Halloween proporciona verdadeiros espetáculos ao domicílio…

O Halloween tem tradição nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, e tem origem em povos antigos, sendo que não existe informação sobre a data em que se começou a celebrar.

Em termos etimológicos, pensa-se que o termo ‘Haloween’ resulta do facto de se festejar na noite sagrada (“hallow evening”, em Inglês), a partir do pôr do sol, entre 31 de outubro e 1 de novembro. Nos países de língua oficial portuguesa, não se utiliza o termo “Haloween”, mas “Noite de Bruxas”.

Mas há mais teorias sobre o termo: a Igreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain, colocando algumas limitações à véspera do Dia de Todos os Santos. E assim este dia, nos países de língua inglesa, foi chamado de “All Hallows’ Eve”.

Ao longo dos anos, Halloween foi adquirindo um caráter recreativo e propagou-se a outros países, entre os quais Portugal. A noite das bruxas passou também a ser usada como trunfo para incentivar ao consumismo e é tema de festas em discotecas, ao mesmo tempo que provoca uma verdadeira corrida aos doces.

No entanto, nos Estados Unidos há verdadeiras loucuras: espetáculos luminosos e sonoros que mantém viva esta tradição secular, que ganha adeptos em Portugal. Há quem considere este festejo um perfeito disparate, a celebração de uma festa pagã sem sentido…

Há quem se inspire no Halloween para criar, em todas as artes. Há quem ignore, quem siga religiosamente. E há quem a respeite, mais do que religiosamente…

Em destaque

Subir