Tecnologia

Hacker consegue violar segurança do Google Chrome em apenas cinco minutos

google_chromeSegundo o filme ‘A Rede Social’, foi assim que Mark Zuckerberg contratou alguns funcionários para o Facebook, abrindo um concurso para hackers. O primeiro a conseguir violar um determinado sistema de segurança informático, era contratado. O Google faz todos os anos algo parecido, e na edição de 2012, foram precisos apenas cinco minutos para o Chrome ficar vulnerável.

Chama-se ‘Pwn2Own’ e é um concurso para hackers de todo o mundo. Num espaço, piratas informáticos tentam uma vez por ano violar sistemas de segurança, com particular incidência nos navegadores da Internet.

Na edição deste ano, um hacker russo, Sergey Glazunov, conseguiu em apenas cinco minutos violar o sistema de segurança do Chrome, o browser da Google, que há vários anos conseguia acabar ‘ileso’ desta competição.

Os vencedores, além de receberem uma choruda recompensa monetária, são no entanto obrigados a reportar a falha aos responsáveis pelo navegador. Em muitos casos, acabam por ser contratados pelas próprias empresas.

O responsável da Google mostrou-se bastante admirado com o feito do hacker, visto que, segundo diz, só um profissional com muitos conhecimentos da área e do browser consegue algo do género.

No mesmo evento, e no dia seguinte, também o Internet Explorer 9 foi violado. Duas falhas foram detetadas o que permitiu a um hacker ganhar praticamente o controlo de um computador remotamente.

Em destaque

Subir