Categorias: Nas NotíciasPaís

“Há uma esquizofrenia pública, é impressionante a ligeireza”, diz Pacheco Pereira

Pacheco Pereira, antigo dirigente do PSD, lamentou a “esquizofrenia pública” em torno das discussões sobre as medidas de combate à pandemia de covid-19, usando como exemplo as escolas.

“É uma espécie de esquizofrenia pública. Há pouco tempo houve uma enorme pressão para que fechassem e agora começa a haver enorme pressão para que abram”, realçou o historiador, considerando “impressionante” a ligeireza com que “este ciclo” se repete.

“Há pressão para se fechar as escolas, o Governo fecha-as e três semanas depois há pressão para que se abram as escolas. Se o Governo abre, o ‘rt’ sobe e [surge] a pressão de novo para as fechar. Assim não se pode governar, muito menos numa questão tão complexa como é a pandemia”, insistiu.

No caso concreto das escolas, Pacheco Pereira considerou que ainda é cedo para avançar com a reabertura, pois “continua a haver uma grande controvérsia entre os cientistas”.

“O Governo quer seguir uma linha de prudência, o que significa não apenas ouvir os cientistas, mas tomar uma decisão que tem uma componente social e pedagógica”, justificou: “Se for alicerçada na prudência há menos estragos, mesmo que as escolas eventualmente já pudessem abrir agora”.

Questionado sobre o plano de desconfinamento, durante o programa ‘Circulatura do Quadrado’, na TVI, o ex-dirigente do PSD acredita que o Governo já o tem alinhavado, embora sem o assumir publicamente.

“Acho mais seguro que seja baseado em dados, mas também há controvérsia entre os cientistas sobre os dados. E também é preciso ver que os dados não podem ser medidos de um dia para o outro. Tem que haver uma série estatística minimamente sólida para haver decisões”, sustentou.

“Agora estamos todos contentes porque o número de novos infetados desceu significativamente. É importante, mas é suficiente para tirarmos conclusões, quando há um período de latência entre o número de infeções e a ida para os hospitais ou as mortes? Uma coisa que a gente aprendeu é que a pandemia exige prudência”, finalizou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias