Mundo

Há um Pai Natal que brinca com as crianças com necessidades especiais

caring santaComo é que uma criança com necessidades especiais, que odeia o barulho e foge da confusão, pode sentar-se ao colo do Pai Natal e dizer o que quer de prenda? Uma organização resolveu o problema, nos EUA, com um programa especial.

O programa ‘Caring Santa’ tem por objetivo permitir que todos os meninos e meninos, mesmo os que têm necessidades especiais, possam dizer ao Pai Natal o que querem receber de prenda.

A iniciativa tornou-se num dos assuntos do momento nas redes sociais depois de uma foto em que se vê o Pai Natal a brincar, no chão, como se fosse um garoto da idade de Brayden.

Brayden também está na foto: é o menino que levou os brinquedos que ambos estão a usar. E é autista.

Os pais sabiam que o menino queria ver o Pai Natal, mas não sabiam como isso seria possível. As filas de espera para entrar na cabana, seja qual for o centro comercial, são sinónimo de confusão e barulho, tudo o que alguém com autismo menos quer.

“Pensei que nunca íamos ter aquelas fotos natalícias com o Brayden porque é algo que ele não suporta”, explicou a mãe, Erin Deely: “Basta pedir-lhe para sorrir e ele fica logo ansioso. O barulho, a pressão, ia ser tudo demasiado”.

Foi então que Erin ficou a saber que o centro comercial SouthPark, em Charlotte, na Carolina do Norte, ia ser visitado pela iniciativa ‘Caring Santa’. Embora com receio, a mãe levou Brayden a ver o Pai Natal.

“Brayden estava tímido e não queria aproximar-se, mas então o Pai Natal saiu do cadeirão, muito devagar, deitou-se no chão e começou a brincar com os brinquedos que o meu filho tinha levado”, descreveu Erin.

Estavam reunidas as condições para as fotografias que a família Deely queria ter. E as redes sociais também, pois a foto de Brayden a brincar com o Pai Natal tornou-se viral.

Em destaque

Subir