Cultura

Há um ‘Muro’ a ser feito para o novo espetáculo da Palmilha Dentada

???????????????????????????????

O Teatro da Palmilha Dentada anunciou hoje a próxima produção: ‘Muro’. O espetáculo promete ser “um momento reflexivo e analítico sobre as funções de um muro, da sua forma e da sua função social”.

Os muros estão por todo o lado. Não são apenas uma memória da Guerra Fria, que teve no Muro de Berlim o seu ícone, nem uma habitual arma de arremesso entre Israel e Palestina. Isto para não lembrar os muros com que os EUA querem impedir os traficantes de droga (e mexicanos) de cruzarem a fronteira.

No interior da própria sociedade há muros e é tempo de refletir sobre eles. É isso que propõe o Teatro da Palmilha Dentada com o novo espetáculo, ‘Muro’.

“Um momento reflexivo e analítico sobre as funções de um muro, da sua forma e da sua função social”, salientou o grupo, no comunicado de apresentação da próxima produção.

O espetáculo tem por base um dos clássicos maiores da dramaturgia: Romeu e Julieta, mas numa versão jurídica.

“Dois solicitadores, representando a família dos Capuletos e a dos Montecchios, discutem em que termos é que as famílias poderão construir um muro na linha que separa as propriedades das duas famílias”, referiu ainda a Palmilha Dentada, no mesmo comunicado.

O ‘Príncipe’ explica melhor: “Um muro é um muro. Algo físico, determinante! Que determinará por gerações a nossa realidade. Não se erguem muros levianamente! Pensem senhores: as gerações que dos ventres Capuletos e Montecchios vejam luz, crescerão para sempre na sombra de um atroz muro, que ensombrará para sempre a sua percepção do mundo. Fica um mundo sombrio! Um qualquer Romeu Montecchio que venha a nascer e uma hipotética Julieta Capuleto crescerão na sombra desse malfadado muro, fadando para sempre o seu destino a uma vida de ódios e desconfianças. Um muro corta os olhares necessários para entender o outro”.

“Pois, mas a dama Capuleto é alérgica a cães”, lembrou o solicitador desta família, ao que o outro respondeu que “E a dama Montecchio adora, como a um filho, o ladino Ferrol”.

Com texto e encenação de Ricardo Alves e interpretação de Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos, ‘Muro’ vai estar em palco no Teatro Nacional S. João, inserido no FITEI, a 17 e 18 de junho, pelas 21h00.

Em destaque

Subir