Economia

Há um funcionário público para cada sete trabalhadores do privado

Os dados são do Boletim Estatístico do Emprego Público. Em junho, 12,8 por cento dos portugueses em idade ativa trabalhava na Função Pública. Em média, há um funcionário público para cada sete trabalhadores do setor privado.

Ao todo, o Estado tinha em junho 668.338 trabalhadores, o que representa uma subida de 1,3 por cento face ao mesmo período do ano passado.

O número de trabalhadores da Função Pública, no entanto, caiu 8,2 por cento face a 2011. A reforma tem o maior peso nestas saídas, com 47,6 por cento do total.

Em relação a junho do ano passado, o aumento deveu-se, em especial, à entrada de novos funcionários públicos nos setores da Educação e da Saúde, os grandes ‘players’ da Função Pública, com 55,1 por cento do emprego na Administração Pública.

Os dados do Boletim Estatístico do Emprego Público comprovam também a reposição dos rendimentos dos funcionários públicos, que em média ganharam 1676,80 euros em abril, mais 32,3 euros face a abril de 2016.

Este fator reforçou ainda a tendência de Portugal superar a média europeia nos gastos com os salários da Função Pública. Cerca de 11,1 por cento do PIB português serve para pagar aos funcionários públicos, quando a média europeia é de dez por cento.

Em destaque

Subir