Desporto

Há uma ameaça de boicote que pode pôr em risco o Gana-Portugal desta quinta-feira

selecao ganaPaira uma ameaça de boicote Portugal-Gana desta quinta-feira, no Mundial do Brasil. Há uma revolta ganesa, de acordo do site Joy online, sobre a falta de pagamentos de prémios. A Federação do Gana está em falta, segundo assume Ibrahim Sannie Daara, porta-voz federativo, que confirmou a informação.

O próximo jogo do Gana, diante do Portugal, pode não se realizar, se os jogadores africanos se mantiverem firmes, no boicote que prometem, e se a Federação ganesa continuar em incumprimento, no que diz respeito aos prémios de qualificação para o Mundial.

Segundo o site Joy online, a Federação do Gana ainda não pagou qualquer prémio, durante a competição do Brasil, o que representa uma falta que os jogadores apelidam de grave.

Assim, caso o incumprimento persista, o Gana-Portugal poderá não se disputar. Esta foi a forma de os jogadores encontraram para pressionar.

Segundo Ibrahim Sannie Daara, porta-voz da Federação do Gana, aquele incumprimento é real: desde que o Mundial começou, ainda não foi pago qualquer prémio acordado com os jogadores.

A situação tem suscitado grande revolta nos jogadores, que ponderaram bem este boicote. Daara não confirma que o boicote exista, mas não esconde aquele sentimento dos atletas ganeses.

A Federação do Gana prometeu 75 mil dólares (mais de 50 mil euros) a cada atleta caso o apuramento para o Mundial fosse conseguido. Mas não pagou o valor.

O caso arrastou-se e chegou às altas esferas do país. O próprio presidente do Gana, John Mahama, teve de prometer que o valor fosse entregue aos internacionais. O que também não sucedeu.

O Gana-Portugal é, provavelmente, o último das duas seleções no Mundial. E pode até nem se disputar.

Em destaque

Subir