Mundo

Há uma relação entre cabelos brancos e doenças cardíacas, revela estudo

Um estudo realizado por investigadores da Universidade do Cairo, no Egito, conclui que o cabelo grisalho pode ser sinal de risco acrescido de doenças cardíacas, mas apenas nos homens. Apesar de as conclusões serem evidentes, os investigadores realçam que são necessários novos estudos.

“O envelhecimento é um fator de risco coronário inevitável e está associado a sinais dermatológicos que podem sinalizar um aumento desse risco. No entanto, são necessárias novas pesquisas sobre esses sinais, que nos permitam intervir mais cedo na prevenção de doenças”, salienta a cardiologista Irini Samuel, citada pelo Hypescience.

Os homens com cabelo grisalho são mais propensos a desenvolver problemas do foro cardíaco, conclui uma pesquisa egípcia, que destaca o facto de a aterosclerose e os cabelos grisalhos partilharem os mesmos mecanismos, como a reparação de ADN danificado, o stress oxidativo, a inflamação, as alterações hormonais, entre outros.

Partindo desde princípio, os investigadores quiseram perceber a relação entre homens de cabelo grisalho e a prevalência, neste grupo, de doença arterial coronária.

Desse modo, os investigadores analisaram 545 homens que fizeram exames devido a suspeitas daquela doença cardíaca.

Posteriormente, dividiram aquele grupo de pacientes em dois grupos, colocando de um lado aqueles que tinham a doença arterial e os que não a tinham, avaliando a presença, ou ausência, de cabelos grisalhos.

Através de uma escala, os investigadores da Universidade do Cairo classificaram os pacientes, definindo a cor do cabelo, desde o preto puro até ao branco puro.

Para aumentar a precisão da análise, foram tidos em consideração os fatores de risco cardiovasculares mais comuns (como por exemplo a hipertensão), assim como o histórico familiar de doença arterial coronária e hábitos como o tabagismo.

A conclusão

Verificados todos os dados disponíveis, os investigadores conseguiram determinar que os homens com cabelo grisalho ou branco estavam entre aqueles que apresentavam mais casos de doença coronária.

“A aterosclerose e cabelos grisalhos ocorrem através de caminhos biológicos semelhantes e a incidência de ambos aumenta com a idade. As nossas descobertas sugerem que, independentemente da idade cronológica, cabelo grisalho indica idade biológica e poderá ser um sinal de alerta de risco cardiovascular acrescido”, explica Irini Samuel.

Os investigadores sugerem que é necessário realizar novos estudos sobre esta temática, ainda que as conclusões tenham sido suficientemente fortes para avançar com esta informação, com segurança.

 

Em destaque

Subir