Mundo

Há uma nova câmara capaz de captar imagens do interior do corpo humano

Objetivo da câmara é, para já, ajudar os médicos a rastrear equipamentos que são inseridos no corpo durante os exames.

A utilização de scanners e equipamentos de raio-X para avaliação de progresso de exames médicos pode ter os dias contados. Desenvolvida num projeto encabeçado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, esta câmara deteta fontes luminosas dentro do corpo humano, como são exemplos as pontas iluminadas do endoscópio.

Kev Dhaliwal, um dos professores da Universidade responsável por este projeto, acredita que o uso deste equipamento não vai ser limitado à identificação de endoscópios.

“Tem um imenso potencial para diversas aplicações. A habilidade para identificar a localização de um equipamento é crucial em tratamentos médicos, uma vez que avançamos para abordagens cada vez menos invasivas”

Os feixes de luz do endoscópio atual também podem passar pelo corpo, mas como geralmente se espalham pelos tecidos e órgãos, tornam mais difícil a obtenção de uma imagem que mostre a localização clara da ferramenta.

Por seu turno, a nova câmara é capaz de identificar as partículas individuais e é sensível o suficiente para capturar os pequenos raios de luz que atravessam os tecidos internos, bem como calcular o tempo que esses raios demoram a fazê-lo. Através destas características, é possível saber o local exato onde se encontra o endoscópio.

A conceção deste equipamento foi desenvolvida de forma a que o mesmo possa ser utilizado ao lado da cama dos pacientes.

“O que mais gosto neste trabalho é a possibilidade de trabalhar com médicos e enfermeiros para entender os desafios práticos dos tratamentos…” disse Michael Tanner, da Universidade Heriot-Watt.

“Espero que possamos continuar esta abordagem interdisciplinar para fazer uma diferença real em relação às tecnologias para tratamento de saúde”, esperançou Tanner.

Este projeto é encabeçado pelas Universidades de Edimburgo e Heriot-Watt, na Escócia, e é parte de uma pesquisa colaborativa que visa desenvolver tecnologias para diagnosticar e tratar doenças pulmonares.

Em destaque

Subir