TV

Há uma empresa a testar a romã na prevenção do envelhecimento (com vídeo)

Quando comemos uma romã, o organismo produz uma substância que pode travar os efeitos do envelhecimento. Uma instituição suíça demonstrou os efeitos da urolithin A e já existe uma biotecnológica a avançar com planos de desenvolvimento.De acordo com o estudo da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), hoje publicado na revista Nature Medicine, esta substância poderá ajudar o organismo a ganhar força muscular e resistência ao envelhecimento.

Nos testes com ratos de laboratório (camundongos), a urolithin A aumentou em 42 por cento, em média, a resistência para correr dos animais.

Os cientistas suíços acreditam que a romã, que muitos consideram já um superalimento (veja o vídeo abaixo, em inglês), poderá ser um eficaz travão ao envelhecimento, uma vez que a substância é produzida quando se consome o fruto.

Isto porque a romã tem uns compostos, os elagitaninos, que são ‘dissolvidos’ pelas bactérias no intestino, gerando assim a urolithin A.

“É uma substância completamente natural e o seu efeito é poderoso e mensurável”, salientou Patrick Aebischer, presidente da EPFL e cofundador da Amazentis, uma biotecnológica que vai tentar desenvolver a urolithin A.

Esta biotecnológica, que conta com o apoio dos investigadores da EPFL, pretende criar um suplemento nutricional que aumente a força muscular e a resistência ao envelhecimento.

“Acreditamos que nossa pesquisa, descobrindo os benefícios de saúde de urolithin A, é uma promessa para reverter o envelhecimento muscular”, concluiu Aebischer.

Em destaque

Subir