Nas Notícias

Há doentes em macas na urgência do Hospital de São José, denunciam enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros (OE)  marcou presença no Hospital de São José, onde os enfermeiros cumprem hoje o primeiro dia de greve, para questionar a administração sobre as denúncias feitas pelos profissionais.

Sérgio Branco, presidente da secção sul da OE, revelou que vários enfermeiros denunciaram à Ordem que a urgência do hospital está ‘atravancada’ com doentes em macas.

Estas macas chegam mesmo a perturbar a entrada do doentes urgentes na sala de reanimação, acrescentou.

Foram também denunciadas falhas na alimentação e falta de produtos de higiene.

De acordo com os enfermeiros do Hospital de São José, a presença de macas no corredor é tão frequente que escalas do serviço incluem “um setor denominado como ‘corredor'”, como se o mesmo estivesse integrado na urgência, “tendo inclusive sido criados carros móveis com consumíveis para uso no corredor na preparação da medicação”.

Em comunicado enviado ao Diário de Notícias, o conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), que tutela o São José, admitiu que uma elevada afluência à urgência obrigou a “dar resposta a vários casos de elevada complexidade, que exigiram um maior tempo de permanência para acompanhamento e observação”.

Os enfermeiros do Hospital de São José cumpriram hoje o primeiro de dois dias de greve.

A adesão, durante a manhã, foi entre os 75 e os 80 por cento, de acordo com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Em destaque

Subir