Nas Notícias

Há carros da GNR a circular com 800 mil quilómetros

A denúncia parte da Associação dos Profissionais da Guarda, que dá conta de viaturas da Guarda Nacional Republicana com 800 mil quilómetros. Em entrevista à Lusa, César Nogueira fala de um parque automóvel “muito degradado” e de militares que se sentem “ridicularizados”, por fiscalizarem veículos que estão em melhores condições do que os da própria GNR.

Um responsável da Associação dos Profissionais da Guarda garante, em declarações à agência Lusa, que o parque automóvel da GNR tem viaturas a circular com 800 mil quilómetros, incapazes de garantirem condições de segurança.

César Nogueira salienta que o parque automóvel daquela força de segurança “está muito degradado” e destaca também que se torna “urgente” renovar a frota.

O dirigente aponta que há carros que tem mais de “500 mil quilómetros” e outros com “800 mil”. E aponta que há carros que estão parados porque “não há orçamento para os arranjar”.

“O norte, antigamente ficava com o refugo, temos veículos com 800 mil quilómetros, jipes Patrol”, salienta o dirigente, que aponta problemas de segurança para os militares da GNR e para a população, que também é utente da via.

Além da região norte, segundo César Nogueira, também o centro, o interior e a região do Alentejo é afetada pelo problema da degradação dos automóveis.

Para minimizar o problema, os militares chegam a pedir automóveis em condições a postos que fiquem próximos.

Mas sentem-se “ridicularizados”, quando têm de fazer fiscalização a veículos de outros condutores que têm automóveis em melhores condições do que a própria GNR.

Em destaque

Subir