Nas Notícias

Há cada vez mais portugueses a emigrarem de forma ilegal, diz Governo

emigracao1Dados do secretário de Estado das Comunidades indicam que há mais portugueses emigrantes ilegais, em virtude do aumento do desemprego. José Cesário estima que em 2012 o número de desempregados que procuram uma oportunidade no estrangeiro atinja a centena de milhar.

O número de portugueses que estão a emigrar de forma ilegal está a subir, de acordo com o secretário de Estado das Comunidades, que dá conta de portugueses desempregados que entram noutros países como turistas, apenas com o objetivo de permanecerem nos países destino de forma ilegal.

Segundo José Cesário, em declarações à TSF, verifica-se a saída de pessoas como turistas, “aproveitada para permanecerem [nos países para onde se deslocam] de uma forma que não é legal”.

Os países onde se assinala este fenómeno de modo mais visível são EUA e Brasil. Mas estes países para onde saem emigrantes portugueses não são os únicos destinos. A Europa deixou de ser o destino prioritário e assinala-se uma emigração para o continente africano.

Registe-se que entre junho de 2011 e igual mês de 2012 (segundo números do Instituto Nacional de Estatística) Portugal já perdeu cerca de 65 mil pessoas em idade ativa, fruto da emigração. As restrições do mercado de trabalho e o desemprego estão na base desta ‘fuga’, à procura de uma oportunidade.

Sem oportunidades nem horizontes, os jovens procuram no estrangeiro uma resposta laboral, o que está a provocar um envelhecimento da população residente em Portugal.

Este fenómeno de emigração da população jovem portuguesa processa-se a um ritmo muito elevado.

Os números revelam que os homens são o grupo onde se registam maiores perdas, sendo que a maioria são pessoas com idades inferiores a 30 anos. A crise e o desemprego em Portugal constituem a principal razão desta autêntica debandada. leia mais

Em destaque

Subir