Nas Notícias

Há mais de 15 dias sem novos casos de sarampo mas autoridades investigam 28 suspeitas

As autoridades de saúde têm em investigação 28 casos de sarampo no surto da região Norte, mas há mais de 15 dias que não se regista nenhum novo caso confirmado.

Segundo um boletim da Direção-geral da Saúde (DGS) datado de segunda-feira, há 28 casos em investigação. Dos 109 casos confirmados, todos os doentes estão curados.

Do total de casos confirmados, apenas um foi em crianças e a maioria (quase 80 por cento) afetou profissionais de saúde e sobretudo com ligação ao hospital de Santo António, no Porto.

Durante o surto, que começou em fevereiro, foram analisados até hoje 282 casos que se revelaram negativos.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

A Direção-Geral da Saúde recomenda aos portugueses que verifiquem o seu boletim de vacinas e se vacinem caso seja necessário e para ligaram para 808 24 24 24 se estiveram em contacto com um caso suspeito de sarampo e se tiver dúvidas.

Segundo a DGS, em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e aos cinco anos.

Em destaque

Subir