Mundo

Guterres foi imprudente e imparcial para agradar aos EUA, acusa a Coreia do Norte

O alerta de António Guterres sobre “a ameaça de um conflito nuclear” foi mal recebido pela Coreia do Norte, que vê no secretário-geral das Nações Unidas um subordinado dos EUA.

Os delegados norte-coreanos na ONU exortaram Guterres a “refrear o seu comportamento”, questionando os motivos pelos quais o português não fez as mesmas exigências aos EUA.

A reação inflamada dos asiáticos surgiu na sequência do secretário-geral das Nações Unidas ter afirmado que, pela primeira vez desde a Guerra Fria, o mundo enfrenta a “ameaça de um conflito nuclear”.

No entender de Guterres, o Conselho de Segurança das Nações Unidas tem de manter – ou até agravar – as sanções sobre o regime norte-coreano.

“Mesmo que as relações entre as duas Coreias tenham melhorado, vamos ser claros, essa não é a questão central que estamos a enfrentar. A questão central continua a ser a questão da desnuclearização”, reforçou.

A Coreia do Norte refutou de pronto as declarações “imprudentes” do responsável da ONU.

“Se António Guterres realmente quiser resolver o problema nuclear na península coreana, deve apelar ao Conselho de Segurança para promover o melhoramento das relações inter-coreanas e desencorajar os países vizinhos de perturbar o processo”, frisou o regime de Pyongyang.

Os norte-coreanos insistem que a principal ameaça nuclear está na “ambição” dos EUA, que desenvolvem armas nucleares mais sofisticadas para usar em “ataques nucleares preventivos” contra o país asiático.

As declarações de António Guterres, proferidas na Conferência de Segurança de Munique, a 16 de fevereiro, foram “imprudentes” e exibiram uma “mentalidade inflexível baseada em preconceito extremo sem qualquer consideração de imparcialidade”.

Guterres “não disse uma única palavra contra os Estados Unidos, que são os principais culpados por todo o agravamento da situação atual”, frisou a Coreia do Norte.

Considerando António Guterres um subordinado dos EUA, Pyongyang garantiu que a paz já teria regressado à península coreana se não houvesse uma “política hostil” nem “chantagem ou ameaças nucleares” por parte dos EUA.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias