Nas Notícias

Gurdon “surpreendido” e Yamanaka com “gratidão” ao saberem que são o Prémio Nobel da Medicina

John Gurdon e Shinya  Yanamaka210O estudo sobre as células  embrionárias polipotentes é antigo, mas vale a John Gurdon e a Shinya Yanamaka o Prémio Nobel da Medicina. Citados pela rádio, o investigador britânico admitiu ter ficado “admirado” e “surpreendido”, enquanto o japonês prometeu continuar a investigar.

John Gurdon e Shinya  YanamakaJohn Gurdon, biólogo britânico, e Shinya Yanamaka, médico japonês, já comentaram o anúncio oficial da Academia sueca que os distinguiu, hoje, com o Prémio Nobel da Medicina 2012. Na base da decisão esteve a “descoberta de que as células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes”, como explicou o Comité Nobel, em comunicado. Estas células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para se tornarem células estaminais, capazes de formarem qualquer tecido do corpo, o que levou o Instituto Karolinska a distinguir os dois cientistas.

“Estou admirado e imensamente agradecido e surpreendido por terem reconhecido um trabalho realizado há tanto tempo”, confessou Gurdon, quando contatado pela rádio pública sueca. O biólogo acrescentou estar “extremamente grato por ter sido reconhecido juntamente com Shinya Yamanaka, que tem feito um trabalho maravilhoso”.

O médico japonês também admitiu estar surpreendido por receber o prémio, mas os principais comentários surgiram durante uma conferência de imprensa na Universidade de Quioto: “a única palavra que me ocorre é gratidão . Continuarei a investigar para poder contribuir realmente para a sociedade e a medicina o mais cedo possível”.

“É um dever”, sublinhou Yamanaka, que durante a conferência atendeu a chamada telefónica de Yoshihiko Noda, o primeiro-ministro japonês, a quem agradeceu “o apoio de todo o Japão”.

Segundo o comunicado do Comité Nobel, o conjunto de descobertas feito pelos dois cientistas “revolucionou a nossa compreensão de como as células e os organismos se desenvolvem”. John B. Gurdon, nascido em 1933, descobriu que a especialização das células é reversível no ano de 1962, o mesmo em que nasceu Shinya Yamanaka. Em 2006, Yamanaka desenvolveu as chamadas células estaminais pluripotentes induzidas com caraterísticas que, até então, os cientistas pensavam só existir nas células estaminais embrionárias.

Em destaque

Subir