Economia

Guimarães recebe 25.º Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação em 2016

Castelo_de_Guimaraes_900

O município de Guimarães e a BICMinho ganham organização do maior congresso internacional em empreendedorismo e inovação. Partilhar experiências e discutir ideias para a construção de um futuro suportado na inovação e no sucesso empresarial são alguns dos objetivos.

Guimarães vai receber no próximo ano a 25.ª edição do congresso anual da rede mundial dos EU-BIC (European Union Business and Innovation Centres), que reunirá mais de 500 especialistas em Empreendedorismo e Inovação de todo o mundo, entre responsáveis máximos de várias estruturas da União Europeia, incluindo Comissão Europeia e Direções Gerais.

O anúncio público foi feito em Milão pela EBN – European BIC Network, na sequência de uma candidatura disputada pelos Municípios de Paris e de Guimarães, que concorreu no âmbito de uma parceria entre o BICMinho – Centro Europeu de Empresas e Inovação e a Divisão de Desenvolvimento Económico da Autarquia.

‘Revisitar o passado, viver o presente, criar o futuro’ é o tema do próximo ano do maior evento internacional do setor, que decorrerá num concelho com uma forte tradição industrial e com excelentes exemplos de indústrias que apostaram na inovação e na criatividade.

“Guimarães reúne condições únicas para se afirmar como o principal polo dinamizador do desenvolvimento económico e competitividade. Vamos acolher uma comunidade internacional de organizações especializadas que apoiam empreendedores e PME a inovar, a criar e a transformar as nossas economias”, referiu Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães.

Nuno Gomes, administrador-executivo do BICMinho e diretor-executivo da Associação dos BIC Portugueses, considerou um “marco histórico” a conquista da organização do congresso.

O conceito EU – BIC (European Union Business and Innovation Centre) foi lançado pela UE em 1984 (DG XVI), para promover o desenvolvimento e a competitividade das regiões europeias, por via do apoio à criação e à modernização de PME existentes.

O objetivo é ajudar as PME a inovar e impulsionar a criação de novas empresas promovidas por empreendedores inovadores, através do apoio à inovação, incubação e internacionalização, promovendo o desenvolvimento económico das regiões, criando novos empregos e desenvolvendo novas ou empresas existentes, identificando-se assim como um importante agente de desenvolvimento regional.

Atualmente, os EU-BIC constituem a maior rede pan-Europeia de Empreendedorismo e Inovação, constituída por mais de 200 centros localizados em todo o mundo. Em Portugal, há oito BICs: Minho, Porto, Beira Interior, Madeira, Abrantes, Sines, Coimbra e Cascais.

Em destaque

Subir