Desporto

Guimarães quer ser a nova capital europeia do desporto em 2013

guimaraesDepois de a cidade ter sido Património da Humanidade em 2001 e Capital Europeia da Cultura este ano, os vimaranenses pretendem que Guimarães seja Capital Europeia do Desporto, já no próximo ano.

A candidatura de Guimarães já havia sido entregue e reconhecida pela Associação Europeia de Capitais e do Desporto, a ACES Europe, e esta quinta-feira foi apresentada à imprensa, numa conferência realizada nos Paços do Concelho.

Os elementos responsáveis pelo projeto, António Magalhães, presidente da Câmara, Amadeu Portilha, vereador do Desporto e Ana Oliveira, diretora da ‘Tempo Livre’ (organização que faz a gestão do parque desportivo municipal) estiveram presentes e deram a conhecer o logótipo da candidatura e o vídeo alusivo que conta com 13 figuras emblemáticas do desporto português, naturais da cidade e os quais serão os possíveis embaixadores do evento.

Entre os dias 16 e 20 deste mês e após uma visita técnica do comité da ACES Europe, Guimarães saberá se vai unir-se a Carmona, Modena, Reggio Calabria (Itália) e Lorca (Espanha), as quais estarão presentes como representantes de capitais europeias do desporto em 2013.

Caso a eleição vote a favor de Guimarães, esta será a primeira cidade portuguesa a realizar este tipo de evento, jamais visto em território nacional.

Em destaque

Subir