Cultura

Guimarães 2012 apresenta criação original de Wim Mertens

wim_mertensIntegrado num programa de obras estreadas na Capital Europeia da Cultura, concerto junta compositor belga Wim Mertens e a Fundação Orquestra Estúdio, numa estreia mundial, a 7 de março, no Centro Cultural Vila Flor.

A Fundação Orquestra Estúdio estreia mundialmente – no dia 7 de março, às 22h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor – a obra ‘When Tool Met Wood’, composta pelo compositor belga Wim Mertens.

Com o próprio ao piano e sob a direção do maestro Rui Massena, trata-se de uma composição realizada especificamente para Guimarães 2012, estando inserida no Ciclo Nova Criação do programa de Música da Capital Europeia da Cultura.

‘When Tool Met Wood’representa a orquestra como um espaço de encontros e de transformação. Através da sobreposição de linhas de quatro grupos de instrumentos – cordas, sopros, percussão e harpa –, a obra questiona a simples condição humana e cria um campo aberto de possibilidades sonoras e representacionais.

Os bilhetes custam 10 euros e encontram-se à venda na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor, nas lojas FNAC, no Espaço Guimarães 2012 e em http://www.bilheteiraonline.pt.

Estreias em Guimarães 2012

O Ciclo Nova Criação é um programa de obras encomendadas pela Guimarães 2012, assumindo-se como um convite à reflexão através dos sons. Neste âmbito, foram solicitadas composições em quatro formatos específicos, com a pretensão de explorar a teatralidade da música e de sentir os tempos atuais através da sua intangibilidade. Depois da estreia mundial de “Zephyrtine”, composta por David Chesky, segue-se agora a apresentação de Mertens.

A 1 de outubro decorre o ‘Concerto X’, um espetáculo de música de vanguarda de diferentes destacados compositores nacionais e internacionais e comissariado por Carlos Guedes. Nos dias 15 e 16 de dezembro, é levada à cena a ópera ‘Mumadona’, encomenda de Guimarães 2012, com libreto original de Carlos Tê e música de Carlos Azevedo.

Em destaque

Subir