Nas Notícias

‘Guerra’ pelas Selvagens: Espanha assegura que informou Portugal da pretensão

guerra pelas selvagens 210 A ‘guerra’ ibérica pelo domínio da área marítima envolvente às ilhas Selvagens está a ser alimentada pelo gás natural. Segundo o El País, na zona poderá ainda haver petróleo. O Público assegura que Espanha informou Portugal sobre a proposta de extensão da plataforma continental.

Aos poucos, os espanhóis vão revelando as verdadeiras intenções por detrás da anexação de um bocado de Portugal: a área marítima envolvente às ilhas Selvagens.

De acordo com o El País, o mesmo jornal que revelou que a proposta espanhola de alargamento da plataforma continental incluiu uma área pertencente a Portugal (o mar envolvente às Selvagens) e outra reclamada pelos dois países, as autoridades espanholas acreditam que será possível extrair gás natural dessa região.

Mais: em Espanha há ainda a crença de que, no fundo do mar que rodeia as ilhas Selvagens, existem reservas de petróleo.

As dúvidas dos especialistas, segundo o jornal espanhol, não estão na existência desses dois recursos energéticos. A questão é se será rentável extrair gás natural e/ou petróleo em alto mar, nomeadamente na região atualmente sob soberania portuguesa e que Espanha reclama com o argumento de que as Selvagens são rochedos e não ilhas.

Para além dessa região, Espanha e Portugal reclamam, nas propostas de extensão da plataforma continental que apresentaram nas Nações Unidas (os portugueses em 2009, os espanhóis a 17 de dezembro deste ano), uma mesma zona.

Com cerca de 10 mil quilómetros quadrados, a área reivindicada por ambos os países encontra-se a oeste das Canárias (Espanha) e a sudoeste da Madeira (Portugal).

Segundo o jornal Público, que não cita qualquer fonte, o Governo espanhol terá dado a conhecer o projeto de alargamento da plataforma continental a Portugal.

De acordo com o diário, a diplomacia portuguesa acredita que as duas zonas que motivam esta ‘guerra’ pelo domínio marítimo não terá influência na apreciação global das duas propostas de extensão da plataforma continental, uma vez que a ONU deverá ‘convidar’ os vizinhos ibéricos a negociar a solução em reuniões bilaterais.

Releia o artigo sobre a ‘guerra’ entre Espanha e Portugal pela área marítima das Selvagens.

Em destaque

Subir