Fórmula 1

‘Guerra’ jurídica de pais ensombra Force India

Em véspera de Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 eis que a Force India se faz notícia devido a uma ‘guerra’ jurídica.

Por coincidência ou não com a corrida de Sochi, o facto é que a sociedade russa de Dmitry Mazepin, pai do piloto de GP3 Nikita Mazepi, denuncia um “processo deficiente” na sequência da aquisição da equipa de Silverstone por um consórcio de homens de negócios liderado por Lawrence Stroll, pai do piloto da Williams Lance Stroll.

Esta ‘guerra’ de pais de pilotos vai prosseguir nos tribunais, com a Uralkali, companhia especializada na produção de fertilizantes, a continuar a contestação da Force India ao magnata canadiano da moda.

Tudo isto foi despoletado pelas dificuldades financeiras da Force India, que foi colocada sob administração judicial com o impulso do Sergio Pérez no final de julho. A sociedade FRP Advisory e os administradores Geoff Rowley e Jason Baker ficaram encarregues de escolher o empresário e optaram pelo caminho Stroll. No meio de todo este processo a Uralkali colocou imediatamente em causa a validade da escolha e prometeu uma ação na justiça se os esclarecimentos do processo não fossem dados rapidamente.

Segundo a agência Reuters a sociedade russa interpôs agora uma ação contra a FRP Advisory junto do Supremo Tribunal de Londres. Num comunicado a Uralkali evoca um tratamento “desigual e nubeloso” dos dossiers de aquisição da Force India.

“A Urakali e as suas filiais são parceiras da Force India e patrocinaram igualmente o Grande Prémio da Rússia em Sochi. A Force India representa um forte valor comercial para a nossa empresa”, lê-se num comunicado da empresa russa.

Entretanto Rowley e Baker já asseguraram ter acordado com todas as candidaturas que avançaram para a aquisição, ao mesmo tempo que a Uralkali garante que a sua oferta, que inclui uma contrapartida em espécie num valor que varia entre os 113,8 e os 136,7 milhões de euros foi bem mais elevada que a do consórcio de Stroll.

Como resposta à tomada de posição da empresa russa os administradores da Force India responderam que tomaram “nota de que a Uralkali enviou um comunicado sobre uma queixa no Supremo Tribunal de Lomdres”, e que não foram informados “de um tal ataque na justiça. Salvo algo erro” da sua parte, “o tribunal também não”.

E se existe uma reclamação os atuais homens que gerem a equipa de Silverstone garantem que se vão defender “vigorisamente”, garantindo: “Preenchemos todos os nossos deveres estatutários na qualidade de administradores durante a integralidade do processo e conseguimos uma excelente solução para todos os acionistas. Estamos convencidos de poder responder favoravelmente a todas as ações na justiça intentadas contra nós”.

Em destaque

Subir