Tecnologia

Guerra das patentes: Samsung mete iPhone 5 ao barulho

iphone5 2Empresa sul-coreana avançou já com nova queixa nos tribunais norte-americanos, onde acusa a Apple de violar patentes suas no novo smartphone. Entretanto, Samsung já está autorizada a vender o Galaxy Tab 10.1 nas lojas norte-americanas.

À medida que vão saindo as últimas novidades no mundo da tecnologia, paralelamente vão avançando também as queixas entre empresas concorrentes. Desta vez foi a Samsung a dar o primeiro passo.

A empresa sul-coreana avançou com uma queixa num tribunal da Califórnia, EUA, onde acusa a Apple de violação de patentes no novo iPhone 5. A companhia não refere especificamente onde está a suposta infração de regras. Em comunicado, diz apenas que este é a forma legal de proteger o trabalho desenvolvido: “O novo iPhone 5 viola patentes assim como outros aparelhos violaram. Não temos outra solução senão avançar para os tribunais para protegermos a nossa propriedade industrial”, pode ler-se na nota.

Contudo, a criadora da série Galaxy refere que sempre preferiu lutar nos mercados que nos tribunais.

Também nos Estados Unidos, a Samsung recebeu esta semana a boa notícia de que pode reativar as vendas do Galaxy Tab 10.1. A empresa sul-coreana estava proibida de vender o tablet no país após um tribunal ter dado razão à Apple noutro processo relacionado com violação de patentes.

Recorde-se que, em agosto deste ano, a Samsung foi considerada culpada num processo idêntico que se desenrolava há anos. A empresa sul-coreana ficou obrigada a pagar uma indemnização à Apple de cerca de mil milhões de dólares.

Imune aos processos e às queixas parece continuar a Apple, que continua a comercializar o iPhone 5 a bom ritmo e a bater novos recordes. Só no primeiro fim de semana em que o novo smartphone esteve disponível, a empresa norte-americana vendeu qualquer coisa como cinco milhões de unidades (saiba mais aqui).

Entretanto já começaram a chegar a Portugal os primeiros. Desde a passada sexta-feira, dia 28 de setembro, o novo iPhone 5 já pode ser encontrado nas operadoras nacionais.

Em destaque

Subir