Mundo

Guarda Costeira espanhola resgata 94 imigrantes

A Guarda Costeira espanhola resgatou hoje 94 imigrantes, entre eles uma mulher grávida de nove meses, que tentavam alcançar a costa espanhola a bordo de sete embarcações nas águas do estreito de Gibraltar.

Segundo fontes da Guarda Costeira à agência espanhola EFE, o Centro de Coordenação de Salvamento (CCS) Marítimo de Tarifa (Cádiz) recebeu ao início da manhã várias chamadas alertando para a saída de várias embarcações desde o cabo Esparter, em Marrocos.

Mobilizado o dispositivo habitual de busca, o navio Luz de Mar resgatou a bordo de um barco 38 imigrantes, entre os quais 13 mulheres e seis menores de idade.

Posteriormente, a embarcação Salvamar Arcturus auxiliou todos os ocupantes dos cinco barcos, todos eles subsaarianos.

Todos os resgatados foram transferidos para o navio Luz de Mar, que permanece no Estreito, exceto uma mulher, grávida de nove meses, que foi enviada de urgência ao porto de Tarifa e daí, numa ambulância até ao hospital Punta Europa, de Algeciras.

Além disso, o centro de Salvamento de Algeciras recebeu o aviso de que uma embarcação tinha avistado duas pessoas a nadar a uma milha e meia da costa com mochilas às costas.

Os imigrantes, de origem magrebina, que foram recolhidos pela embarcação Aitana de Mar, foram transportados à embarcação Salvamar Denébola da Guarda Costeira e transferidos para o porto de Algeciras.

Em destaque

Subir