Economia

Grupo Santander reduz lucros em 10 por cento para 1840 milhões no primeiro trimestre

O grupo espanhol Santander anunciou lucros de 1.840 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 10 por cento que no período homólogo de 2018, tendo o Santander Totta, em Portugal, contrariado esta redução com um aumento nos lucros.

De acordo com o comunicado do grupo espanhol, os lucros em Portugal atingiram cerca de 135 milhões de euros nos três primeiros meses do ano.

Numa nota enviada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), a executiva presidente do Banco Santander, Ana Botín, explicou que, apesar da queda do resultado globais do grupo, o lucro bruto aumentou em sete dos dez principais mercados.

Os Estados Unidos registaram novamente o maior crescimento nos lucros, mais 35 por cento em relação ao mesmo período de 2018, enquanto o Brasil e México mantiveram o impulso positivo dos últimos anos, mais 15 por cento e 10 por cento, respetivamente.

Estes resultados foram obtidos “num contexto operacional difícil, especialmente no Reino Unido e na Europa”, apontou.

No Reino Unido, de acordo com o comunicado, o grupo sofreu uma quebra de 16 por cento nos lucros em relação aos três primeiros meses de 2018.

O Brasil continua a ser o mercado que mais contribui para os resultados do grupo, com 29 por cento do lucro global, seguido pela Espanha com 16 por cento, Santander Consumer Finance, com 13 por cento, e o Reino Unido com 11 por cento.

Em Espanha, o lucro foi reduzido em 11 por cento, para 403 milhões de euros, segundo a entidade.

O grupo bancário espanhol Santander fechou 2018 com um lucro de 7.810 milhões de euros, mais 18 por cento do que no ano anterior, tendo o Santander Totta, em Portugal, contribuído com 500 milhões de euros para o resultado, mais 15 por cento do que em 2017, um resultado conseguido devido à “melhoria da eficiência e a boa evolução da qualidade do crédito”.

O Santander Totta levou a cabo, em 2018, a integração do Banco Popular Portugal, com que ficou depois da resolução do espanhol Popular.

Já em 2015, o Santander Totta tinha adquirido parte da atividade bancária do Banif.

Em destaque

Subir