Mundo

Ground Zero imortaliza os ataques de 11 de setembro

As duas torres que constituíam o World Trade Center dão agora lugar a um local de homenagem das cerca de 3000 vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. O local onde estavam, no sul de Manhattan, em Nova Iorque, foi rebatizado de Ground Zero, a zona zero dos ataques.

Após dez anos de lutas entre seguradoras, proprietários e agências governamentais, o projeto para a zona onde estavam localizadas as Torres Gémeas está quase concluído. A zona mais emblemática da construção é a Praça da Comemoração que será inaugurada e aberta ao público no domingo, data em que se comemora uma década dos ataques. O principal atrativo desta é um memorial constituído por duas cascatas à volta das quais estão gravados os nomes das vítimas do ataque.

Erguido com materiais do antigo World Trade Center, o objetivo desta construção é relatar o que se passou naquele dia, com o recurso a vídeos das torres e de gravações de chamadas telefónicas das vítimas.

O projeto prevê ainda a construção de um museu com objetos pessoais recuperados dos escombros, bem como de quatro novas torres, uma delas com 541 metros de altitude, chamada de Torre da Liberdade. A conclusão do Ground Zero está prevista para 2016.

Em destaque

Subir