Nas Notícias

Gripe: Vacina gratuita para maiores de 65 anos a partir de hoje nos centros de saúde

gripe vacinaA partir de hoje, todas as pessoas com mais de 65 anos têm acesso à vacina da gripe sazonal de forma gratuita, nos centros de saúde, sem necessidade de prescrição médica. A campanha tem como objetivo facilitar o acesso àquela vacina, depois de verificar que o vírus, há um ano, apresentou uma agressividade anormal.

Um de outubro marca o arranque da campanha que tem como objetivo ministrar a vacina da gripe sazonal a todos os idosos, de forma gratuita e sem que seja necessário apresentar qualquer prescrição médica.

O Ministério da Saúde revela que estarão disponíveis cerca de 1,7 milhões de vacinas, numa medida preventiva. “A ação faz parte do programa para prevenir a gripe sazonal”, explicou à agência Lusa Leal da Costa, secretário de Estado da Saúde.  

Com esta medida, o Ministério da Saúde pretende evitar os danos causados pelo vírus, há um ano, criando agora uma espécie de via verde para a vacinação contra a gripe sazonal. As pessoas com mais de 65 anos deverão apenas deslocar-se a um centro de saúde e solicitar a vacina.

“Estamos a promover pela primeira vez a vacina para a gripe de acesso muito fácil, sem qualquer bloqueio financeiro, ou prescrição médica. Basta que as pessoas tenham mais de 65 anos de idade e solicitem a vacina, numa unidade de saúde”, explicou, na passada semana, Francisco George, diretor-geral de Saúde.

Em 2011, o vírus da gripe apresentou-se de forma agressiva, o que levou o Ministério da Saúde a tomar medidas preventivas, que passam pela agilização do processo de vacinação.

“Todos os doentes crónicos, desde que tenham mais de seis meses de idade, assim como as grávidas, podem fazer a vacina”, lembra ainda Francisco George àquela rádio, salientando a necessidade de vacinação nos grupos de risco, onde se incluem também os profissionais de saúde.

Recorde-se que, há um ano, apenas os grupos de risco tinham direito a vacina gripe sazonal de forma gratuita. “É absolutamente necessário aumentar a taxa de cobertura em relação à gripe das estações frias do ano”, conclui Francisco George.

A população que não integre os grupos de risco e que pretenda, mesmo assim, ser vacinada, poderá adquirir a vacina nas farmácias, mediante apresentação de receita médica, para ter direito a comparticipação do Estado.

Em destaque

Subir