Nas Notícias

Gripe: Vacina gratuita para idosos sem necessidade de prescrição médica

gripe vacinaOs idosos têm acesso à vacina da gripe sazonal de forma gratuita e sem necessidade de prescrição médica, anuncia a Direção-Geral de Saúde. O Ministério da Saúde pretende facilitar o acesso àquela vacina, depois de verificar que o vírus, há um ano, apresentou uma agressividade fora do normal. A campanha arranca a 1 de outubro.

A vacina da gripe sazonal será ministrada de forma gratuita a todos os idosos, de forma gratuita e sem que seja necessário apresentar qualquer prescrição médica, anunciou a Direção-Geral de Saúde.

Com esta medida, o Ministério da Saúde pretende evitar os danos causados pelo víruas, há um ano, criando agora uma espécie de via verde para a vacinação contra a gripe sazonal. As pessoas com mais de 65 anos deverão apenas deslocar-se a um centro de saúde e solicitar a vacina.

“Estamos a promover pela primeira vez a vacina para a gripe de acesso muito fácil, sem qualquer bloqueio financeiro, ou prescrição médica. Basta que as pessoas tenham mais de 65 anos de idade e solicitem a vacina, numa unidade de saúde”, explicou à TSF Francisco George, diretor-geral de Saúde.

Em 2011, o vírus da gripe apresentou-se de forma agressiva, o que leva agora o Ministério a tomar medidas preventivas, que passam pela agilização do processo de vacinação.

“Todos os doentes crónicos, desde que tenham mais de seis meses de idade, assim como as grávidas, podem fazer a vacina”, lembra ainda Francisco George àquela rádio, salientando a necessidade de vacinação nos grupos de risco.

Os centros de saúde terão disponíveis cerca de um milhão de vacinas, sendo que a campanha de vacinação arranca no dia 1 de outubro. Já as farmácias disponibilização 1,7 milhões de vacinas para a gripe sazonal, de acordo com a TSF.

Recorde-se que, há um ano, apenas os grupos de risco tinham direito a vacina gripe sazonal de forma gratuita. “É absolutamente necessário aumentar a taxa de cobertura em relação à gripe das estações frias do ano”, conclui Francisco George.

Em destaque

Subir