Nas Notícias

Gripe das aves provoca quarta vítima mortal só este ano na Indonésia

h5n1É a quarta vítima mortal na Indonésia da gripe das aves. O vírus H5N1, que esteve ‘na moda’ ainda há poucos anos, provocou mais uma baixa, desta feita na ilha de Bali. Segundo as autoridades, a vítima fatal foi um rapaz de 12 anos.

O vírus H5N1, mais conhecido pelo nome de gripe das aves, provocou mais uma morte na Indonésia, sendo a quarta confirmada pelas autoridades do país só este ano. A mais recente vítima foi um rapaz de 12 anos, tendo falecido na ilha de Bali.

Só na Indonésia, segundo as autoridades, o vírus H5N1 já provocou 154 mortos desde que se deu a ‘conhecer’ ao mundo, em 2005. A Organização Mundial de Saúde chegou a alertar para os riscos da gripe das aves se transformar numa pandemia, algo que estudos mais aprofundados (e a própria realidade) vieram a rejeitar.

Segundo o Ministério da Saúde local, a criança não terá tido qualquer contacto directo com aves, não tendo sido confirmada a fonte da doença. O rapaz terá falecido durante a noite da última terça-feira, na sequência de dificuldades respiratórias e de febres altas, quadro clínico que se apresentou ao longo de mais de uma semana. A vítima terá apresentado os primeiros sinais de doença no dia 11 de fevereiro, mas só a 15 é que deu entrada no hospital, onde faleceu passados seis dias.

Só este ano já morreram na Indonésia um jovem de 24 anos, uma criança de cinco e uma jovem de 19.

Em destaque

Subir