Nas Notícias

Gripe das aves, na Holanda, leva Comissão Europeia a reunir de urgência

gripe das aves Um surto “altamente patogénico” da gripe das aves foi detetado na Holanda. A Comissão Europeia reuniu de urgência, hoje, para estudas as medidas preventivas a aplicar. No Reino Unido, a BBC revela haver um outro surto da gripe aviária em Yorkshire.

Com o surto de legionella em Portugal, poucos se lembram que ainda grassa uma epidemia de Ébola, que atinge a África ocidental, a Espanha e os EUA.

Mas há uma nova doença a preocupar as autoridades: é que na Europa foi detetado um surto “altamente patogénico” do H5N8, um dos vírus da gripe das aves que é transmissível aos humanos.

De acordo com as agências internacionais, o foco do surto será um aviário em Hekendorp.

As autoridades sanitárias holandesas já mandaram abater as 150 mil aves que residem na propriedade, cumprindo a regulamentação comunitária.

Foram também ordenadas inspeções a duas grandes quintas nos arredores de Hekendorp.

Ainda assim, a Comissão Europeia reuniu de urgência, hoje, para debater a aplicação de eventuais medidas de contenção da gripe das aves.

O H5N8 está entre as variantes mais contagiosas.

Os transportes de aves, ovos, estrume e palha foram suspensos na Holanda.

As atenções estão centradas em Hekendorp no momento em que um outro surto pode estar a ocorrer no Reino Unido.

Segundo a BBC, foi detetada a presença de um dos vírus da gripe aviária (de estirpe ainda não identificada) numa quinta de patos na região de Yorkshire.

Em destaque

Subir