Nas Notícias

Greve parou quase todos os comboios urbanos em Lisboa

A greve dos trabalhadores ferroviários parou hoje quase 100 por cento dos comboios urbanos de Lisboa, 72 por cento dos do Porto e regionais e 66 por cento das ligações internacionais, disse à agência Lusa fonte da CP.

Os dados recolhidos pela CP entre as 00:00 e as 08:00 indicam que a greve suprimiu 10 ligações internacionais (66 por cento), 60 comboios regionais (72 por cento), 114 comboios urbanos de Lisboa (98 por cento) e 36 urbanos do Porto (72 por cento).

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estão hoje em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.

Na informação divulgada ao início da manhã, com o primeiro balanço do dia até às 06:30, o Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial itinerante (SFRCI) tinha indicado que a adesão à greve obrigou a uma paralisação de 90 por cento dos comboios de mercadorias e de passageiros em todo o país.

Segundo disse à agência Lusa Luis Bravo, presidente do sindicato, a taxa de paralisação dos comboios entre as 22:00 e as 06:30 esteve “na ordem dos 90 por cento em todo o país”, sendo que nas zonas urbanas chegou a atingir os 100 por cento.

“Nas zonas urbanas de Lisboa é de 100 por cento e no Porto de 95 por cento”, acrescentou.

Os sindicatos que convocaram a greve consideram que “a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária – trabalhadores, utentes e mercadorias”, e defendem, por isso, que “é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)”.

Os ferroviários rejeitam alterações ao RGS com o objetivo de reduzir custos operacionais e consideram que a redação do Regulamento Geral de Segurança, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.

Em destaque

Subir