Mundo

Greve geral espanhola: 74 detidos na Catalunha

maniestacao_espanhaA 29 de março, Espanha foi marcada por um dia de greve, contra a nova reforma laboral, implementada no passado mês de fevereiro. Cenários de violência foram vividos, em especial na região da Catalunha, onde 74 pessoas acabaram detidas.

O conselheiro do Interior, Felipe Puig, informou que os graves ataques que se fizeram sentir durante toda a greve no dia de ontem geraram 74 detenções na região catalã, 50 delas só na cidade de Barcelona, incluindo a detenção de quatro menores. 

Em conferência de imprensa, o diretor dos ‘Mossos d´ Esquadra’ (polícia civil catalã), Manuel Part, informou que durante as 24h00 de duração da greve geral, viveu-se a expressão mais grave de violência urbana na Catalunha durante os últimos anos, que consagrou  numa “estratégia planificada”,  exigindo desta forma a necessidade de uma resposta social muito contendente.

Nos ataques foram queimados cerca de 300 contentores de lixo e segundo o presidente da Comunidade de Barcelona, Xavier Trias, os custos de mobiliário urbano ascendem os 500 mil euros.

 

Em destaque

Subir