Nas Notícias

Greve dos enfermeiros: Adesão de 86 por cento no turno da noite

A adesão à greve dos enfermeiros tem registado valores acima dos 85 por cento. José de Avezedo adianta que espera que o número venha a subir ao longo desta terça-feira.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), José de Azevedo, confirmou a subida percentual da adesão à greve no que diz respeito ao primeiro turno noturno: “Hoje subiu mais um pontinho. Pela contagem que fizemos é a de que a média de adesão à greve está nos 86 por cento. Isto relativamente ao primeiro turno que teve início às 00:00 e terminou agora de manhã”, explicou.

O sindicalista disse ainda que as reuniões de segunda-feira entre o primeiro ministro e o ministro da Saúde, e a desta terça-feira entre Adalberto Campos Fernandes com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) são “manobras de diversão”.

“Aquela manobra de diversão do senhor primeiro ministro em associar à farsa ao dizer que o SEP está a negociar – agora até pode estar a negociar, mas não estava – está a ajudar a greve, porque os enfermeiros estão a perceber a farsa e estão a reagir bem, ou seja, estão a tornar a nossa greve um êxito superior ao que esperávamos”, começou por dizer.

“É uma manobra de diversão e uma farsa imprópria de pessoas de bem (…) o primeiro ministro não devia associar-se a esta farsa”, acrescentou José de Azevedo, relativamente à reunião do primeiro ministro com o ministro da Saúde para preparar a reunião desta terça-feira entre Adalberto Campos Fernandes e o SEP.

Segundo o sindicalista, até 16 de Agosto o SEP não estava a negociar, nem tinha apresentado quaisquer propostas no ministério da Saúde.

“Se a 16 de isto era um facto confirmado ao SE pelo representate do ministério, a pergunta que se põe é o que inventaram agora para negociarem na nossa greve seja o que quer que for. Mas, mesmo que a negociação do SEP seja uma realidade e oxalá que seja, ele só tem competências para negociar para os seus associados, visto que fizemos todos os esforços possíveis para fazermos uma mesa comum sem sucesso”, esclareceu.

A greve teve início às 00:00 de segunda-feira e decorre até Às 24:00 de sexta-feira, tendo dito marcado pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE).

O primeiro dia de greve ficou marcado por várias manifestações de enfermeiros frente a alguns dos principais hospitais portugueses, nomeadamente no Porto, Coimbra e Lisboa, e teve uma adesão de 85 por cento.

Os enfermeiros gritavam palavras de ordem e algumas reivindicações que estão na base desta greve, como a atualização gradual dos salários e a integração de categoria de especialista na carreira.

Em destaque

Subir