Nas Notícias

Green Project Awards distingue projetos inovadores

reciclagem1A edição deste ano distinguiu 14 projetos, de sete categorias diferentes, das quais quatro foram introduzidas este ano com a reestruturação da iniciativa. Na cerimónia de entrega de prémios foi também apresentado o selo que os vencedores poderão usar na sua comunicação

Areias do Seixo Empreendimentos Hoteleiros, CENIMAT/Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Compta Emerging Business, ISA – Intelligent Sensing Anywhere, Sociedade Ponto Verde e Spheraa – Produção de Energia são os grandes vencedores da 5ª edição do Green Project Awards (GPA), iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e GCI.

Os galardoados foram hoje revelados, na Culturgest, numa cerimónia encerrada por Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Na quinta edição do Green Project Awards estiveram a concurso 200 projetos, distribuídos por sete categorias, quatro das quais premiadas pela primeira vez desde a criação, em 2008, da iniciativa que tem vindo a distinguir o mérito dos projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Os vencedores vão poder utilizar na sua comunicação institucional e corporativa o selo Green Project Awards, revelado no evento e criado pela agência Euro RSCG.

Foram ainda atribuídas sete menções honrosas que distinguiram projetos da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, Câmara Municipal de Lisboa, Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Modelo Continente Hipermercados, Rodoviária de Lisboa, Simtejo e Universidade Fernando Pessoa/Universidade do Minho.

O júri que elegeu os vencedores de 2012 foi presidido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Quercus e incluiu entidades e personalidades de relevo das várias áreas a concurso.

Este ano, o Green Project Awards entregou também, pela primeira vez, o “Prémio Especial SPV – Melhor obra original na área do ambiente”, uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde em parceria com a editora Princípia, que distinguiu o trabalho de investigação “Bem Público – Valor Público. A Educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL”, de Margarida Ramos.

Ao longo das suas cinco edições, o Green Project Awards já distinguiu mais de 40 casos de sucesso e de promoção de boas práticas de sustentabilidade em Portugal, envolvendo empresas, autarquias, universidades e organizações públicas e privadas.

Listagem completa de vencedores:

Categoria ‘Agricultura, Mar e Turismo’

Vencedor: Areias do Seixo Empreendimentos Hoteleiros, Lda

Projeto: Areias do Seixo Charm Hotel

O Areias do Seixo Charm Hotel iniciou atividade em Maio de 2010, com a intenção de criar um hotel de baixa densidade, com um reduzido índice de ocupação do solo, permitindo uma integração harmoniosa com a envolvente e promovendo um turismo emocional e sustentado. É composto por 14 quartos e 4 villas. Localizado numa envolvente de elevada riqueza natural, a construção do hotel foi desenvolvida com forte consciência ambiental, assumindo o hotel também um papel de sensibilização junto de quem o visita.

Categoria ‘Campanha de Mobilização SIC Notícias’

Vencedor: Sociedade Ponto Verde

Projeto: Reciclar é Dar e Receber

Através deste projecto, em parceria com a Entrajuda e a SIC Esperança, a SPV quis retribuir às crianças pelo papel que têm desempenhado, desde a sua criação há 15 anos, enquanto motores da divulgação das mensagens em torno da importância da reciclagem e na mudança das consciências dos adultos em termos ambientais. O objectivo foi sensibilizar as pessoas para não deixarem uma boa causa acabar no lixo.

Assim, por cada tonelada de embalagens usadas de vidro colocadas no ecoponto verde em 2011, a Sociedade Ponto Verde doou um euro para a criação de salas de estudo, permitindo equipar 30 salas de estudo em IPSS e chegar a 1000 crianças de 14 distritos do país, incluindo Ilhas. No âmbito desta campanha foram recolhidas 210 mil toneladas de embalagens, o que equivaleu a 210 mil euros para equipar as salas de estudo.

Categoria ‘Investigação & Desenvolvimento’

Vencedor: CENIMAT/FCT-UNL

Projeto: “Tecnologia verde de baixo custo para testes de diagnóstico: Lab-on-Paper”

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu diretivas para o desenvolvimento de testes de diagnóstico para utilização em regiões desfavorecidas. Neste projecto desenvolveram-se testes de diagnóstico em papel que, para além de serem muito baratos, têm como material de base o papel, acessível em todo o mundo e compatível com a maioria dos testes clínicos.

O fabrico destes sensores é simples, consistindo na impressão de canais sobre o papel, com uma impressora de nova geração a cera, não sendo necessária a utilização de bombas ou de energia. A deteção também é simplificada pois baseia-se numa alteração de cor. Depois do teste os dispositivos são eliminados não havendo problemas de contaminação ou produção de resíduos tóxicos. Até á data esta metodologia inovadora foi testada com sucesso, usando a leishmaniose como modelo de doença, estando neste momento a decorrer testes noutras doenças infecciosas como a tuberculose.

Categoria ‘Gestão – Eficiência e Recursos”

Vencedor: Spheraa – Produção de Energia, Lda.

Projeto: “TERESA – Turbina de Energia Renovável Em Sistema de Abastecimento”

A TERESA é uma turbina de energia renovável em sistema de abastecimento, desenvolvida com o apoio da Associação de Municípios de Carvoeiro-Vouga e da sua concessionária Águas do Vouga, e ainda com a participação humana e financeira da Luságua (do Grupo Aquapor).

A utilização do sistema TERESA nos sistemas de água pode permitir a produção de energia para autoconsumo das próprias instalações. A produção iniciou-se de forma condicionada no início de 2011. Em 2012, atendendo aos excelentes resultados operacionais do ano anterior e à inexistência de problemas de funcionamento, iniciou-se a produção sem restrições.

A instalação conta hoje com 85kW de potência instalada, prevendo-se a produção anual de 530.000 kWh. O aproveitamento deste potencial e a otimização do processo de abastecimento de água permitem, hoje, produzir energia suficiente para fornecer uma aldeia com cerca de 150 habitações médias.

Categoria ‘Information Technology’

Vencedor: Compta Emerging Business

Projeto: EZWaste

Pensar num Ambiente melhor, com ganhos de rentabilidade e produtividade nas equipas e nos meios afetos à gestão de resíduos sólidos urbanos foi um dos pontos de partida para este desafio. Ao trabalhar conjuntamente com entidades cuja actividade se centra na recolha e na valorização de resíduos, a Compta e a Soma desenvolveram uma solução pensada em exclusivo para este setor, permitindo efetuar toda a gestão operacional da recolha de resíduos, com enfoque na redução de custos operacionais. A solução é bastante abrangente, proporcionando uma eficaz e otimizada gestão de recolhas, e estando inclusivamente preparada para o que se prevê que venha a ser o futuro do setor, com a adopção do princípio do utilizador-pagador.

Categoria ‘Produto e Serviço’

Vencedor: ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A.

Projeto: Cloogy

O Cloogy possibilita aos seus utilizadores a experiência de um gestor energético virtual. O Cloogy permite ao utilizador, através de um conjunto de interfaces (telemóveis, tablets, site web, display) interagir com os consumos de sua casa, seja através das funcionalidades de controlo seja através dos indicadores de previsão de consumo ou ajuste de tarifas, de forma a otimizar os seus consumos de energia.

Além disso, o Cloogy proporciona aos seus utilizadores uma experiência em rede, devido à sua componente social, o que o torna uma excelente ferramenta de disseminação de boas práticas de eficiência energética, contribuindo assim para a redução da pegada de CO2 da sua comunidade de utilizadores. É ainda objetivo do Cloogy proporcionar aos seus utilizadores formas de aprenderem os conceitos de eficiência energética, tal como se passou no processo de aprendizagem, pela comunidade, da reciclagem.

Categoria ‘Rock in Rio Atitude Sustentável GPA’

Tiago Daniel é o vencedor da categoria Rock In Rio Atitude Sustentável GPA. No âmbito de uma parceria estabelecida com o Rock In Rio, o GPA desafiou, este ano, todos os jovens para submeterem um vídeo, onde demonstrassem o seu contributo para a sustentabilidade da comunidade. Depois de terem sido conhecidos os 10 vídeos mais votados pelo público, um júri constituído por elementos do Rock In Rio e do GPA selecionou o vídeo vencedor. Ao som de uma música adaptada, Tiago Daniel alerta para a adoção de comportamentos sustentáveis e deixa um apelo: “Seja responsável por um mundo melhor!”.

Prémio Especial SPV – Melhor obra original na área do ambiente

Este ano o Green Project Awards entregou também, pela primeira vez, o “Prémio Especial SPV – Melhor obra original na área do ambiente”, uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde em parceria com a editora Princípia, que distinguiu o trabalho de investigação “Bem Público – Valor Público. A Educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL”, de Margarida Ramos.

A investigação tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel dos museus enquanto educadores para os valores e mais concretamente da sua importância no que toca aos valores ambientais e da cidadania. Para tal, a autora apresentou o estudo de caso do Museu da Água da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL). A vencedora verá a sua obra editada e recebe um prémio monetário no valor de 5000 euros.

Em destaque

Subir