Nas Notícias

Green Project Awards a 15 de setembro com presença de Vik Muniz

Vencedores da quarta edição dos Green Project Awards são conhecidos no dia 15 de setembro, numa cerimónia que se realiza no Grande Auditório da Culturgest, sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa. Vik Muniz, um dos mais notáveis artistas plásticos da atualidade, é um dos oradores já confirmados.

“A sustentabilidade – nas suas várias dimensões – tem marcado e guiado o trabalho do Vik Muniz, artista que se tem notabilizado por interagir com as comunidades e temas mais controversos, contribuindo com as suas intervenções artísticas para a sua melhoria” afirma José Manuel Costa, presidente da GCI, co-organizadora dos Green Project Awards.

“Acreditamos, por isso, que a sua participação na cerimónia deste ano será fundamental no sentido de, tal como o Vik procura com o seu trabalho, democratizar o conceito de sustentabilidade, tornando-o acessível a todos”, conclui.

Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que conseguiu atrair a atenção da comunidade artística internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas diversas e materiais quase sempre inusitados – como a Mona Lisa feita de pasta de amendoim ou o retrato de Elizabeth Taylor montado a partir de centenas de pequenos diamantes.

Mais recentemente voltou a surpreender o mundo com a série de imagens feitas a partir de lixo. A originalidade de sua obra garantiu-lhe o reconhecimento da crítica e estabeleceu-o como um dos criadores mais adorados da arte contemporânea, presente no acervo dos principais museus do mundo.

A 15 de setembro, vem a Portugal participar na cerimónia de entrega de prémios dos Green Project Awards 2011. Na quarta edição desta iniciativa, foram recebidas mais de 100 candidaturas, distribuídas por três categorias. Os vencedores foram eleitos por um júri multifacetado, constituído por responsáveis do mundo empresarial, académico e da sociedade civil.

Os Green Project Awards são uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e GCI, que visa a promoção e divulgação da adoção de boas práticas de sustentabilidade no nosso país. Ao longo de quatro edições, já foram distinguidos 28 projetos, escolhidos entre os mais de 500 candidatos.

Em destaque

Subir