Mundo

Grécia pode despedir 15 mil funcionários públicos para assegurar tranche de 8800 milhões de euros

grecia praca syntagmaA Grécia voltou a fazer concessões à troika para assegurar mais uma tranche do empréstimo, no valor de 8800 milhões de euros. Em contrapartida, o programa de ajustamento será ajustado a uma nova vaga de austeridade, colocando o risco o emprego de 15 mil funcionários públicos.

A Grécia chegou a acordo com a troika para receber mais uma tranche do empréstimo, avaliada em 8800 milhões de euros, mas poderá ter de pagar um elevado custo social. O Governo helénico terá de reforçar a implementação do programa de ajustamento com mais uma dose de austeridade, colocando em risco o emprego de cerca de 15 mil funcionários públicos.

Foi Yannis Stournaras, o ministro das Finanças, quem revelou que as negociações, iniciadas no mês passado, ficaram concluídas. Em causa estavam as tranches de 2800 milhões de euros, referentes a dezembro de 2012, e de 6000 milhões de euros, do primeiro trimestre deste ano. Só que, para que a verba seja transferida, o Governo helénico terá de ser aprovado no exame da troika referente a dezembro de 2012, isto ainda antes da segunda tranche ser formalmente aprovada pela zona euro e pelo FMI, durante o próximo mês.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir