Economia

Grécia: Merkel propõe aumento do FEEF para contornar o impasse dentro do Eurogrupo

angela merkelEnquanto os ministros das Finanças da Zona Euro adiam o descongelamento da tranche de apoio à Grécia, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sugere um ligeiro aumento do Fundo Europeu de Estabilização Financeira como garantia para a Grécia recomprar a dívida.

O resgate da Grécia continua num impasse, depois da mais recente reunião do Eurogrupo não ter descongelado a tranche de apoio, no valor de 31 mil milhões de euros, retida há quase seis meses. Para contornar o problema e permitir que o Governo helénico dê seguimento ao programa de ajustamento, a chanceler da Alemanha veio hoje propor uma solução: reforçar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Aumentando o FEEF em ‘apenas’ 10 mil milhões de euros, a Grécia teria mais garantias para conseguir recomprar parte da dívida a baixo preço. A alternativa, proposta também por Angela Merkel, seria a descida das taxas de juro cobradas pelos empréstimos já concedidos.

Ao grupo parlamentar da coligação que governa a Alemanha, a chanceler sugeriu ainda a combinação das duas medidas. Para além de aliviar a pressão dos credores sobre a Grécia, o impato desta soluções teria reflexos na política alemã, numa altura em que o Parlamento alemão se prepara para debater o Orçamento de Estado para 2013.

Em destaque

Subir