Mundo

Grécia: idoso suicida-se e provoca homenagens na Praça Syntagma

parlamento_gregoA Praça Syntagma, símbolo da contestação popular à crise que devasta a Grécia, tornou-se um palco de homenagem a um idoso que se suicidou no local. Para não deixar dívidas aos filhos e manter a dignidade até ao fim, o septuagenário matou-se em frente ao Parlamento. Hoje, centenas de gregos foram manifestar o seu pesar.

Um grego de 77 anos pôs termo à vida, na Praça Syntagma, e durante o dia foram centenas as pessoas que rumaram ao local, prestando homenagem a este novo mártir da crise que devasta a Grécia. Já de noite foram registados alguns confrontos entre populares e a polícia.

O homem, um farmacêutico reformado, suicidou-se com um tiro na cabeça mesmo em frente ao Parlamento, protestando pela falta de futuro para o país. Segundo algumas testemunhas, o septuagenário terá gritado “tenho dívidas, não aguento mais” e “não quero deixar as minhas dívidas para os meus filhos”.

No bolso, o suicida deixou uma nota a justificar o ato: “o governo aniquilou qualquer esperança para a minha sobrevivência. Não encontro nenhuma outra forma de luta exceto um fim digno antes de eu começar a procurar comida no lixo”.

Pondo fim à vida, este septuagenário lançou um novo alerta para o fenómeno do suicídio na Grécia: comparando 2011 com 2009, a taxa aumentou 40 por cento.

Em destaque

Subir