Mundo

Grécia: greve geral serve de alerta para a cimeira europeia que começa hoje em Bruxelas

grecia praca syntagmaA Grécia volta a sair à rua para demonstrar o desespero da sociedade aos congéneres europeus. Com os líderes da União reunidos em Bruxelas, hoje e amanhã, a manifestação de hoje visa paralisar o país como protesto contra o corte de 11,5 mil milhões de euros.

Hoje é dia de greve geral na Grécia, a segunda em menos de um mês e a quinta em 2012. A sociedade helénica sai à rua para paralisar o país, como demonstração da rejeição do anunciado corte no valor de 11,5 mil milhões de euros. É este o valor que a troika exige para libertar a próxima ‘fatia’ do resgate financeiro, a rondar os 130 mil milhões de euros.

A paralisação do país surge no dia em que os líderes europeus dão início a uma cimeira de dois dias, em Bruxelas. O principal ponto da ordem de trabalhos é a crise grega e os impactos da moeda única do corte na despesa exigido pela troika, quer no caso do Governo de Samaras o conseguir aprovar, quer na hipótese de ser rejeitado, inviabilizando a próxima tranche da ajuda externa.

Segundo as agências internacionais, a greve é de 24 horas, mas alguns setores farão uma paralisação temporária. É o caso controladores aéreos, que devem parar três horas, e dos taxistas, durante nove horas. Junto à praça Syntagma estariam já concentradas vários milhares de pessoas. Só na capital, Atenas, as estimativas apontam para a presença de 20 mil manifestantes.

Em destaque

Subir